
No programa Botequim da Bola, com Léo Medrado, sábado (25), na CBN Recife, o presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, confirmou que a folha salarial deve girar em torno de R$ 400 mil. Outro ponto também foi sobre os salários atrasados dos funcionários. O dirigente vai atrás dos colaboradores para levantar R$ 500 mil, que daria para equalizar as folhas até dezembro. Bom, são dois enormes problemas da nova gestão: como levantar essa grana em tão pouco tempo? Vamos começar pela segunda parte. Bruno Rodrigues precisará usar seu poder político e de convencimento para conseguir meio milhão de reais.
Isso é o tal do "dinheiro para ontem", que será utilizado para colocar a casa em ordem. Ainda mais que o clube inicia no próximo da 4 a pré-temporada do Tricolor, de olho no jogo da pré-Copa do Nordeste, dia 7 de janeiro, contra o Altos, do Piauí. Funcionários precisam ser valorizados e o pagamento de todos os atrasados dará tranquilidade para a gestão coral. Sobre a folha salarial são, pelo menos, cinco meses de atividades oficiais (dezembro até abril). Assim, só de salários o valor total chega aos dois milhões de reais. Por isso que superar a fase de pré-Copa se tornou fundamental para os cofres do clube. Claro que a presença da torcida nas arquibancadas e, claro, a chegada de novos patrocinadores também vão reforçar o caixa. Mas entrar na fase de grupos significa uma grana alta e um calendário maior para o clube. Missão dura para o novo presidente coral.
Avaliação interna
Conforme disse, o presidente do Sport, Yuri Romão, iniciou o trabalho de avaliação interna do futebol. A grande dúvida é se Augusto Carreras e Jorge Andrade continuam no comando do setor. O ideal era procurar um Executivo, com experiência comprovada, para assumir o Futebol do Leão. Primeiro ele, depois o treinador. Inclusive com o aval deste profissional.
Olho nas datas
De olho no calendário neste início de 2024. O Estadual começa dia 13 de janeiro. Já a Copa do Nordeste tem sua fase pré iniciando dia 7 de janeiro e a fase de grupos no dia 4 de fevereiro. Já a Copa do Brasil inicia dia 21 de fevereiro. A janela de transferência abre dia 11 de janeiro.
Série C de 2024
Oito clubes nordestinos estarão na Série C de 2024. São eles: Náutico, ABC, Botafogo/PB, Confiança, CSA, Ferroviário/CE, Floresta e Sampaio Corrêa. O Remo será o único representante do Norte. Seis são do Sudeste (os paulistas Aparecidense, Ferroviária/SP e São Bernardo, os mineiros Athletic e Tombense, e o carioca Volta Redonda) e cinco do Sul (Londrina do Paraná, Figueirense de Santa Catarina e Caxias, São José e Ypiranga do Rio Grande do Sul).
Emoção até o fim
Vamos ter emoção até a 38 rodada na Série A. Pelo que apresentou nos últimos jogos, o Botafogo/RJ entra em desvantagem para o Palmeiras, do competente Abel Ferreira, e para o Flamengo, do pragmático Tite. Atlético/MG e Grêmio são “azarões”. Para mim, a briga será entre Abel x Tite.