Esportes DP

SANTA CRUZ

Novo gerente de futebol do Santa Cruz fala sobre contratações e SAF

Francisco Sales assume a gerência após ter participado das negociações com Itamar Schülle, e fala em profissionalização do departamento para a futura SAF

postado em 21/11/2023 12:00

<i>(Foto: Sandy James/DP Foto)</i>
O novo gerente de futebol do Santa Cruz, Francisco Sales, falou ontem (20) pela primeira vez desde que foi anunciado pelas redes sociais do clube. O gerente já foi analista de desempenho do tricolor, e já participou das negociações para a contratação do Itamar Schulle, novo treinador coral. Na ocasião, ele aproveitou para falar sobre a montagem do elenco e os desafios que vai encarar para a próxima temporada no Arruda.


Já visando o calendário de 2024, Francisco comentou sobre a reestruturação do elenco, que terá de ser feita quase que por completo. “Eu tive hoje a informação que a gente tem três atletas (da base) que já participaram de jogos profissionais. Então, a gente vai precisar contratar realmente esses 20 atletas. A gente tá em contato com Itamar, com o pessoal que faz a diretoria para que a gente possa ter essa montagem com critério e ter um elétrico competitivo, para disputar essa pré-copa do nordeste e esse campeonato pernambucano”, pontuou, ratificando a declaração do presidente Bruno Rodrigues, que fala em um elenco enxuto para a próxima temporada.


Sobre o perfil dos jogadores, o novo gerente de futebol conta que busca atletas que tenham prazer em jogar no Santa Cruz. “Ele tem que sentir prazer em vir com o objetivo de vestir a camisa do Santa Cruz e conquistar coisas no aqui. A situação hoje não é das melhores, mas sem dúvida o jogador que vier para o Santa Cruz, ele vai ter o maior prazer de vestir essa camisa tão grande”, destacou.


Além da vontade, o perfil será de acordo com o estilo de jogo que Itamar Schulle gosta de propor como treinador. “As equipes deles são bem aplicadas historicamente. Então, acho que o que o momento pede ainda mais do que é aquela situação que a gente encontrou em 2020, porque a gente não tem calendário. a gente sabe que isso é um dificultador. A gente conquistar o calendário no ano de 2025 é fundamental, e claro, se a gente conseguir participar de uma série D, a gente vai entrar para subir para a Série C, no Campeonato Pernambucano a gente tem como objetivo buscar esse calendário”, falou.


Francisco Sales ainda falou sobre a profissionalização do departamento, e a preparação para uma possível SAF no futuro. “A SAF é um processo natural do Santa Cruz. Este momento vai chegar. Eu não posso cravar se vai ser daqui a seis meses, dois meses ou um ano, mas é um processo que vai dar uma viabilidade financeira, porque vai chegar pessoas, ou um grupo, ou uma pessoa com poder financeiro que vai quitar as dívidas ou equacionar as dívidas, e profissionalizar o clube. Então, a ideia do presidente foi para que a gente possa dar esse toque profissional no departamento, para que quando a SAF vier já ter os procedimentos tudo bem definidos para que eles possam encontrar um clube um pouco mais organizado”, concluiu.