Itamar Schülle destaca trabalho feito com os jogadores fora do campo (Foto: Evelyn Victoria/SCFC)
O gerenciamento de grupo é uma habilidade essencial em qualquer área que envolve trabalho em equipe. Diante disso, o técnico Itamar Schülle, do Santa Cruz, destacou o valor do gerenciamento do elenco, colocando-o em pé de igualdade com a estratégia tática dentro de campo. O comandante coral considera que a parte tática hoje é tão importante no futebol como a capacidade do treinador de gerenciar o elenco, de lidar com os jogadores.
“Gerir um grupo de trabalho, ele é tão ou mais importante do que você dar o trabalho lá dentro de campo. Porque treinamento cada treinador tem sua metodologia, tem seu cronograma de trabalho, tem sua maneira de trabalhar. Mas a gerência de atletas no dia a dia, está preocupado com o ser humano, saber como é que ele está, perguntar pra ele como é que ele está, essas coisas assim eu gosto muito. Porque eu preciso desse ser humano tranquilo, com a cabeça boa, se sentindo bem para produzir lá dentro e trazer tudo de melhor para o Santa Cruz”, explicou o treinador.
Para ele, administrar o grupo é essencial, pois vai além da técnica e do esquema de jogo, envolve lidar com as emoções, as personalidades e as expectativas de cada jogador.“O futebol é um ambiente muito sério. Ele mexe com a paixão do ser humano, ele mexe com o coração, temos que ter um respeito muito grande por essa instituição. Isso já torna a responsabilidade de todos nós aqui muito grande. Mas, o ambiente de trabalho tem que ser propício, ele tem que ser um ambiente bom, para que eu possa brincar dentro de uma normalidade, tudo tem seu limite, mas tem que ser prazeroso”, apontou.
“O futebol é assim o que eu fiz foi uma brincadeira normal. Porque ele tinha acabado de chegar, estava perto de mim, aí eles começam às vezes falar alguma coisa, eu brinquei com ele, mas não sabia que ia acontecer o que aconteceu. Mas a gente brinca de várias formas com os goleiros, com membros da comissão técnica, às vezes vão botar chuteira, tem ketchup dentro da chuteira. Aí ele bota o pé, está tudo cheio de ketchup, aí ele quer saber quem foi”, brincou.
Contratações
Pouco a pouco, o Mais Querido vem montando seu elenco para a temporada 2025. Ao todo, são 13 reforços contratados pelo Santa Cruz. Já foram anunciados: goleiro Moisés; os zagueiros Gabriel Rodrigues, Matheus Vinícius e Everton Sena; os laterais-direitos Yuri Ferraz e Israel; o volante Wagner Balotelli; o meia João Pedro; e os atacantes Thiaguinho, Douglas Skilo, Pedro Henrique, Jhonathan Ribeiro e Vini Moura.