Esportes DP

ANÁLISE

Futebol pernambucano começa 2025 com o 'pé esquerdo'

Santa Cruz e Retrô foram eliminados dentro de casa na 1ª fase da Seletiva da Copa do Nordeste; organizadas brigaram nas ruas e torcida coral sofreu no acesso ao Arruda

postado em 05/01/2025 22:38 / atualizado em 05/01/2025 22:51

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP)</i>
Diferentemente da última temporada, que acabou com acessos de Sport (Série A) e Retrô (Série C), o ano de 2025 começou de forma frustrante. Santa Cruz e Retrô foram eliminados na 1ª fase da Seletiva da Copa do Nordeste. Os dois jogos ocorreram no sábado (04). 

No Arruda, o Tricolor, diante de 20 mil torcedores, perdeu por 2 a 1 para o Treze. Já na Arena de Pernambuco, o Retrô empatou por 1 a 1 com o Moto Club, mas perdeu nos pênaltis, 6 a 5. Com isso, apenas Sport e Náutico vão disputar a fase de grupos do Nordestão. 
 
O técnico do Santa, Itamar Schülle, não escondeu a decepção com o resultado negativo no primeiro jogo do ano. Em tempo: o Santa Cruz não entrava em campo havia nove meses. “Infelizmente, mais uma vez somos eliminados na pré-Copa do Nordeste. O sentimento do torcedor é igual ao meu, não é diferente. Porque só eu sei o que estou sentindo e também sei o que o torcedor está sentindo”, afirmou Schülle.
 
Os corais se preparam agora para a disputa do Campeonato Pernambucano, antes do principal objetivo do ano, a Série D do Campeonato Brasileiro. Para as duas competições, o clube sabe que precisa de reforços. Para começar, de quatro a cinco novos atletas que cheguem para qualificar o elenco. 
 
No jogo de sábado, o Treze abriu o placar no primeiro tempo, com Wandson. Thiaguinho empatou no segundo tempo, mas Van decretou a vitória e a classificação do time paraibano.  Além da carência de peças, o Santa mostrou muito desentrosamento. 
 
<i>(Foto: Reprodução Redes Sociais )</i>
 
RETRÔ
Horas depois da eliminação do Santa Cruz para o Treze, o Retrô também se despediu da Copa do Nordeste. Jogando em casa, na Arena de Pernambuco, a Fênix ficou no 1 a 1 com o Moto Club, sendo derrotado nos pênaltis - 6 a 5. 
 
A Fênix pressionou no primeiro tempo e fez 1 a 0 com Mascote. Mas no segundo tempo, Danilo Pires empatou. Nas penalidades, o Moto foi mais eficiente. O Retrô tem agora o Estadual, a Copa do Brasil e a Série C. 

VIOLÊNCIA
No primeiro fim de semana com futebol em 2025, diversos pontos da capital pernambucana registraram brigas entre torcidas organizadas no último sábado (04). Vídeos que circularam nas redes sociais mostram confrontos entre membros das principais uniformizadas do Santa Cruz e do Sport. 
 
 
O Tricolor jogou contra o Treze, no Arruda, pela 1ª fase da Seletiva da Copa do Nordeste - os paraibanos venceram por 2 a 1 e se classificaram para a próxima etapa. 
 
A violência envolvendo torcidas organizadas é um problema antigo em Pernambuco, um estado com forte tradição no futebol, mas que frequentemente sofre com episódios de rivalidade exacerbada entre seus clubes. 
 
Confrontos entre uniformizadas do Santa Cruz, Sport e Náutico se repetem há décadas, tanto nos estádios quanto em áreas públicas, gerando temor entre torcedores comuns e moradores.
 
INGRESSOS
Para os torcedores do Santa Cruz que foram ao estádio do Arruda, mais dor de cabeça. A equipe do Diario de Pernambuco flagrou longas filas para acesso ao José do Rego Maciel - veja o vídeo abaixo. 
 
Além disso, alguns ingressos clonados atrapalharam ainda mais a complicada logística do jogo. O Arruda só foi liberado pela Polícia Militar para receber público na véspera da partida. Ao todo, 20.518 torcedores foram ao campo.
 
 

Tags: nordeste do copa retro cruz santa