Esportes DP

SANTA CRUZ

Com show de Thiago Galhardo, Santa Cruz vence o América-RN e assume a liderança do Grupo A3 da Série D

Com triunfo no Arruda, o Santa Cruz assumiu a liderança do Grupo A3

postado em 09/05/2025 21:57 / atualizado em 09/05/2025 22:14

<i>(Foto: Evelyn Victoria/SCFC)</i>
A Cobra Coral segue invicta na Série D. Em uma exibição convincente, o Santa Cruz venceu o América-RN por 2 a 1 nesta sexta-feira (9), no Estádio do Arruda, e se isolou na liderança do Grupo A3 da competição. Com dois gols e uma atuação brilhante de Thiago Galhardo no primeiro tempo, a equipe pernambucana não deu chances ao adversário potiguar, ampliando sua sequência invicta e, de quebra, quebrando a invencibilidade do rival. O Mecão descontou com Souza, na etapa final

Agora, com 10 pontos, o Santa Cruz volta a campo no domingo (18), quando enfrenta o Central, às 16h, no Estádio Lacerdão, em Caruaru, em busca de manter sua boa fase e se consolidar na ponta da tabela. Já o América-RN, que viu sua invencibilidade ser quebrada, jogará no sábado (17), um dia antes, contra o Santa Cruz-RN, às 16h30, na Arena das Dunas, tentando se recuperar e retomar o caminho das vitórias.

O JOGO

Empolgado pelo clima no Arruda, o início da partida foi marcado por um Santa Cruz mais presente no campo de ataque e com maior domínio da posse de bola. O Tricolor do Arruda concentrava suas jogadas, principalmente, pelo lado direito, explorando a parceria entre Israel e Thiaguinho. Enquanto isso, o América-RN buscava se fechar defensivamente e aproveitar os espaços deixados, apostando em contra-ataques e lances de bola parada. 

No entanto, a equipe potiguar acabou sendo vítima de sua própria tática. Após uma cobrança de falta a seu favor, a Cobra Coral engatou um contra-ataque fulminante. Em rápida transição, Geovany Soares avançou pela esquerda, cortou para o meio e finalizou forte. O goleiro Renan Bragança soltou a bola, e Thiago Galhardo aproveitou o rebote para mandar para o fundo das redes: 1 a 0.

Em desvantagem no placar, o Mecão passou a tentar manter mais a posse de bola para construir suas jogadas ofensivas, mas ainda apresentava lentidão nas transições. As principais chegadas continuaram vindo apenas em lances de bola parada, sempre com o volante Souza. No entanto, quem voltou a marcar foi a Cobra Coral. Na reta final do primeiro tempo, aos 40 minutos, Gabriel Galhardo achou o irmão Thiago Galhardo, que fez uma tabela com Willian Júnior e o Camisa Nove finalizou da entrada da área com precisão para ampliar o marcador no Arruda: 2 a 0. O gol levou a torcida ao delírio, e a equipe coral foi para os vestiários sob muitos aplausos e festa dos torcedores.

SEGUNDO TEMPO

Precisando reverter a desvantagem, o América-RN iniciou a segunda etapa mais agressivo, ocupando o campo ofensivo em busca do gol. E a pressão surtiu efeito logo aos oito minutos. Aruá fez boa jogada pela direita, deixou Rodrigues no chão e cruzou na medida para Salatiel, que cabeceou mal. A bola, no entanto, sobrou para Souza, que não desperdiçou a oportunidade e cabeceou firme. O goleiro Felipe Alves ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar que ela fosse parar no fundo das redes: 2 a 1.

Em contrapartida, a Cobra Coral demonstrou desorganização e falta de concentração. A equipe coral cometeu muitos erros de passe e abusou das faltas, permitindo ao América-RN crescer no jogo. No entanto, com o passar dos minutos, o time voltou a se ajustar em campo e conseguiu criar uma ótima oportunidade. Em rápido contra-ataque iniciado por Geovany, Willian Júnior recebeu e deu um belo passe para Thiaguinho. O camisa 17 cortou a marcação com habilidade e finalizou, mas a bola foi para a rede pelo lado de fora, assustando o goleiro adversário.

Incomodado com a queda de rendimento da equipe tricolor, o técnico Marcelo Cabo promoveu três mudanças de uma vez: sacou Thiaguinho, Willian Júnior e Gabriel Galhardo, e colocou em campo Yuri Ferraz, João Pedro e Pedro Favella, buscando dar mais fôlego e organização ao time. 

As substituições quase trouxeram resultado imediato. Em boa jogada construída por João Pedro, o meia fez a inversão de jogo para Yuri Ferraz, que cruzou na área. Israel tentou uma finalização de letra, mas acabou furando e desperdiçando uma chance clara de ampliar o placar para o Santa Cruz.

Na sequência, o América-RN respondeu com velocidade. Em contra-ataque rápido, Souza recebeu na entrada da área e arriscou o chute, mas a finalização saiu fraca e facilitou a defesa de Felipe Alves, que segurou com tranquilidade. O América-RN seguiu pressionando em busca do empate, e desta vez foi Thiaguinho quem levou perigo. Após bom passe de Souza, que encontrou o companheiro livre pela esquerda. Thiaguinho avançou com liberdade e finalizou com força, mas o goleiro Felipe Alves fez grande defesa, espalmando para escanteio e salvando o Tricolor mais uma vez.

Nos minutos finais, o América-RN se lançou ao ataque com tudo que tinha, pressionando em busca do empate. No entanto, o Santa Cruz soube se defender bem, controlou o ímpeto do adversário e garantiu o resultado diante de sua torcida no Arruda.


FICHA DA PARTIDA:

SANTA CRUZ 2
Felipe Alves; Israel, Matheus Vinícius, Eurico e Rodrigues (Vini Hora); Gabriel Galhardo (Pedro Favela), Wagner Balotelli e William Junior (João Pedro); Thiaguinho (Yuri Ferraz), Geovany Soares (Jonatas Paulista) e Thiago Galhardo. Técnico: Marcelo Cabo.

AMÉRICA-RN 1
Renan Bragança; Ricardo Luz, Heitor, Guilherme Paraíba e Rennan Siqueira; Ferreira (Robson), Souza e Henrique (Aruá); Dudu (Antônio Villa), Davi Gabriel (Thiaguinho) e Salatiel (Thailor). Técnico: Moacir Júnior.

Local: Estádio Arruda (PE)
Horário: 20h
Árbitro: Léo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Ricardo Jorge Nunes dos Santos Junior e Karla Renata Cavalcanti de Santana (ambos de PE)
Cartões amarelos: Thiaguinho, Israel, Ryan e Balotelli (S); Ferreira, Ricardo Luz, Aruá, Guilherme Paraíba e Thiaguinho (A)
Gols: Thiago Galhardo (22'/1º) e (40'/1º) (S); Souza (08'/2º)
Público: 26.122
Renda: R$ 555.690,00

Tags: santa cruz america-rn serie d liderança arruda torcida thiago galhardo souza