A Cobra Coral encara a Patativa neste domingo (16), no Arruda (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
De olho na classificação direta à semifinal do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz recebe o Central neste domingo (16), às 16h, no estádio do Arruda, pela 8ª rodada da competição. A Cobra Coral busca manter sua campanha irretocável como mandante e se aproximar da fase decisiva do torneio.
Após a vitória sobre o Jaguar fora de casa, o Santa Cruz retorna ao seu estádio, onde tem sido implacável. Em quatro partidas disputadas no Arruda, a equipe coral venceu todas, marcou seis gols e ainda não sofreu nenhum. O objetivo é manter esse retrospecto positivo e dar mais um passo rumo à semifinal.
A última vez que a Cobra Coral garantiu vaga direta na fase eliminatória foi em 2020, o Tricolor busca repetir o feito com a liderança atual. Com o tropeço do Maguary, o Santa cruz pode ficar cada vez mais perto de garantir a primeira posição na primeira fase. Caso termine na liderança, a equipe coral garante antecipadamente sua presença na Copa do Brasil de 2026, um torneio fundamental para a receita e projeção do clube no cenário nacional. Com o desfalque do volante Balotelli, que cumprirá suspensão automática, o técnico Itamar Schülle deverá optar pela entrada de Henrique Lordelo. Outra opção é deslocar Israel para o meio-campo e optar pela entrada de Matheus Melo.
Público e punição
Devido à punição sofrida após os incidentes no último Clássico das Multidões, o Santa Cruz terá um setor da arquibancada inferior fechado (“Atrás da Barra”, na Rua do Canal). Com isso, a capacidade do Arruda será reduzida para 25 mil torcedores. Ainda assim, a expectativa é de um grande público. De acordo com a última parcial divulgada pelo clube, mais de 16 mil ingressos já foram adquiridos.
O adversário
O Central vive um momento delicado no Pernambucano. Com apenas seis pontos em sete partidas (uma vitória, três empates e três derrotas) - 28% de aproveitamento, a Patativa de Caruaru está na porta da zona de rebaixamento e precisa de um bom resultado para se afastar do perigo.
A semana foi conturbada para o clube de Caruaru. Após a derrota para o Decisão, o Central demitiu o técnico Celso Teixeira e o experiente zagueiro Leandro Amaro. Além disso, a diretoria solicitou à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) a investigação de uma suposta manipulação de resultados em suas partidas. No duelo contra o Santa Cruz, a equipe alvinegra será comandada pelo auxiliar técnico Catende, que tenta recuperar a moral do elenco e evitar um novo revés no Estadual.
FICHA DA PARTIDA:
SANTA CRUZ
Rokenedy; Toty, Matheus Vinicius, William Alves, Rodrigues; Henrique Lordelo e Lucas Siqueira e Israel; João Pedro, Thiaguinho e Vini Moura. Técnico: Itamar Schülle.
CENTRAL
Milton Raphael; Vivico, Lazarini, Matheus Leonardo e Kleitinho; Diego Aragão, Moacir e Eudair; Jefinho, Charles e Thoni Brandão. Técnico: Catende.
Local: Estádio do Arruda, no Recife
Horário: 16h
Árbitro: Hugo Figueiredo (PE)
Assistentes: Humberto Martins e Luiz Henrique (Ambos de PE)