Esportes DP

SPORT

Ricardo Severo avalia desempenho dos jovens do Sport pensando em projeto a longo prazo

Mudanças do comandante resultaram na virada da segunda etapa

postado em 24/02/2021 23:13 / atualizado em 24/02/2021 23:30

<i>(Foto: Anderson Stevens/SCR)</i>
Enquanto o elenco principal do Sport se prepara para a partida que vale vaga na Copa CONMEBOL Sul-Americana 2021, em Curitiba, diante do Athletico Paranaense, o time alternativo, comandado por Ricardo Severo, estreou pelo Campeonato Pernambucano com vitória por 3 a 1 sobre o Vera Cruz. Na Arena de Pernambuco, o plantel formado por atletas pouco utilizados do profissional e jovens promovidos das categorias de base, embora não tenha tido um desempenho formidável na primeira etapa, dominou os mandantes nos 45 minutos finais e conseguiu uma vitória importante para começar com o ‘pé direito’ a temporada que, para o clube da Ilha do Retiro, iniciou hoje.

A mudança de ritmo da partida passou pelos câmbios táticos de Severo, que optou por adiantar a linha de marcação e tentar pressionar a saída de bola adversária. Para isso, encontrou obstáculos na falta de entrosamento dos garotos da Ilha, mas, com a disposição dos rapazes, a pouca química foi revertida em muita vontade em superar o Vera Cruz de virada. “Eu entendo que na primeira etapa tivemos um pouco de dificuldade por enfrentar um time de linha baixa e a nossa equipe ser mais agressiva na questão de transição e velocidade. Na segunda etapa, mudamos um pouco taticamente. Um câmbio de corredores, com isso tivemos uma evolução boa, fazendo três gols e dominando a partida. E fico feliz com a evolução da partida no contexto tático”.

No clube recifense desde novembro, Ricardo Severo, embora sem as principais peças do elenco, realizou sua primeira partida comandando o profissional. Sobre a partida e o projeto a longo prazo com o Leão, afirmou estar muito feliz com os resultados apresentados até aqui. “Fazer uma estreia com vitória é sempre muito importante. Um jogo extremamente difícil, onde tivemos vários fatores que poderiam nos afetar negativamente e nós conseguimos passar por eles. Acabou sendo um confronto prazeroso de fazê-lo. O treinador gosta muito desse tipo de partida e, acabando ao nosso favor, é melhor ainda”.

“Eu trabalho muito em cima da relação treinador-atleta, da confiança. Eu fico extremamente feliz de estar no Sport e saber que é um clube que tem esse DNA. Garotos compenetrados com o intuito de chegar ao profissional. Acredito que a nossa base se torna cada dia mais forte”, disse o treinador sobre a relação desenvolvida por ele com os seus comandados.

Em seu primeiro jogo comandando o time profissional do Leão, Ricardo Severo comandou algumas peças que trabalham diariamente com ele visando os torneios sub-20. Entre elas, o goleiro Carlos Eduardo, um líder nato nas palavras do treinador. “Carlos Eduardo tinha que ser nosso líder dentro de campo e teve a oportunidade de ser o capitão. É um líder nato e trouxe esse fator para o grupo. Fazendo com que todos crescessem e deu confiança para os meninos, passando sua experiência aos mais jovens para se adequarem à partida”.

Tags: ricardo severo vera cruz sport pernambucano base ilha