Esportes DP

FINAL

Na Arena de Pernambuco, Sport e Náutico empatam e final do Estadual segue indefinida

Timbu joga melhor, mas perde chances e não consegue sair de campo vitorioso

postado em 16/05/2021 17:56 / atualizado em 16/05/2021 18:04

<i>(Foto: Sandy James/Esp. DP Foto)</i>
Tudo indefinido. Este é o retrato da final do Campeonato Pernambucano após a primeira partida. Com maior domínio do Náutico durante a maior parte do jogo, o Sport saiu de campo apenas com um empate na partida sob seu mando de campo na decisão estadual. Com gols de Everaldo e Wagner Leonardo, o confronto terá o campeão definido apenas no próximo jogo, no próximo domingo, às 16h, com chamada do Timbu. 

O jogo
O Clássico dos Clássicos começou bastante movimentado na Arena de Pernambuco. Com as duas equipes querendo muito chegar ao primeiro gol, tanto que com 12 minutos de partida, quatro grandes chances foram criadas, duas para cada lado. Enquanto o Náutico buscava pressionar o Sport marcando forte a saída de bola, o Leão explorava o contra-ataque em velocidade pelos lados do campo com Neilton e Everaldo. 

A partir da segunda metade do primeiro tempo o ritmo do jogo caiu. Com o fortalecimento da marcação no meio-campo o jogo ficou mais truncado, com cara de final. Ainda assim, quem tinha o maior domínio de bola e tentava criar as melhores possibilidades era o Náutico exigindo boas intervenções do goleiro Mailson.

E no apagar das luzes, o Sport fez valer seu mando de campo. Em boa jogada pela esquerda, Everaldo tabelou com Sander e Júnior Tavares para receber a bola na entrada da área, Neilton fez o pivô e o estreante no time titular bateu bem no canto esquerdo de Alex Alves.  

Segundo tempo
Atrás no placar, o Náutico voltou para o segundo tempo de maneira mais agressiva e esta postura logo foi efetiva, quando aos cinco minutos, após cobrança de escanteio, Kieza ganhou dividida de Maidana e a bola se apresentou para Wagner Leonardo, que se antecipou a Mailson e empurrou para as redes do Leão. 

Depois do gol, o Leão apertou a marcação no meio-campo e passou a ocupar mais o campo do Náutico, mas sem conseguir ser efetivo na criação de chances de gol. Para tentar solucionar isso, o técnico Umberto Louzer acionou o meia Thiago Neves, que estava há 40 dias fora por causa de problemas musculares. 

Nos minutos finais, o Náutico encaixou novamente o seu jogo ofensivo e passou a empilhar chances perdidas de gol. O Sport, por sua vez, buscava se defender e não conseguia impor sua velocidade nos contra-ataques. Assim, após o fim do primeiro jogo, segue tudo indefinido na final do Estadual. 

Ficha do jogo

Sport 1
Mailson; Patric, Iago Maidana, Adyelson e Sander; Marcão, Júnior Tavares e Thiago Lopes (Marquinhos); Neilton (Toró), Everaldo (Thiago Neves) e Tréllez (Maxwell). Técnico: Umberto Louzer

Náutico 1
Alex Alves; Hereda, Camutanga, Wagner Leonardo e Bryan; Djavan (Trindade), Rhaldney (Marciel) e Jean Carlos; Erick (Matheus Carvalho), Vinícius (Giovanny) e Kieza. Técnico: Hélio dos Anjos. 

Local: Arena de Pernambuco
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Assistentes: Alessandro Rocha Matos (FIFA-BA) e Fabrício Vilarinho (FIFA-GO)
Árbitro de vídeo (VAR): Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
Gols: Everaldo aos 46/1º (Sport); Wagner Leonardo aos 5/2ºT (Náutico) 
Cartões amarelos: Neilton, Adryelson, Marquinhos, Iago Maidana, Thiago Neves, Toró (Sport); Hereda, Jean Carlos (Náutico)

Tags: Arena de Pernambuco Campeonato Pernambucano sport nautico decisão