Esportes DP

SPORT

Yuri Romão revela cláusula de venda no contrato do atacante Carlos Alberto, do Sport

Contratação mais cara da história do Leão, o jogador pode ser vendido por um valor superior ao dobro do que foi pago pelo clube

postado em 07/05/2025 18:22 / atualizado em 07/05/2025 19:36

<i>(Foto: Rafael Vieira / DP)</i>
Em meio à pressão da torcida e ao momento conturbado do Sport no Campeonato Brasileiro, alguns jogadores do Leão vem sofrendo críticas por conta do desempenho apresentado nos jogos. Entre eles, está o atacante Carlos Alberto, contratação mais cara da história do clube, que ainda não engrenou com as cores rubro-negras.
 
Em entrevista ao programa Léo Medrado & Traíras, o presidente do clube, Yuri Romão, revelou detalhes sobre o investimento feito no atleta de 23 anos e ressaltou que o contrato já prevê uma cláusula de venda com valor superior ao dobro do que foi pago ao Botafogo.

O Sport desembolsou 2,5 milhões de dólares (cerca de R$ 15 milhões) pelo jogador, em negociação com o clube carioca. O atacante assinou contrato com o Leão da Ilha por quatro temporadas.
 
"Carlos Alberto ainda é um garoto, está em formação. Quando fomos atrás dele, a ideia era contar com um atleta jovem, um ativo que pudéssemos negociar futuramente — e já temos, inclusive, uma cláusula de venda no contrato dele, com valor mais que o dobro do que pagamos. Foi o primeiro contrato em que o atleta já chegou com uma cláusula de venda por quase o dobro do preço", revelou o presidente do Sport.
 
APROVEITAMENTO NAS CONTRATAÇÕES
 
Yuri Romão também aproveitou para comentar sobre os desafios do planejamento esportivo em um clube com orçamento limitado como o Sport. Ele exemplificou com um episódio vivido no Palmeiras, quando esteve com a delegação da Seleção Brasileira em visita ao CT do clube paulista.

"Você nunca vai acertar 100%. Quantos clubes contratam e têm êxito total? Eu me lembro que, quando chefiei a delegação da Seleção Brasileira, a gente treinava no CT do Palmeiras e conversamos com o pessoal do clube, da área de análise de mercado. Um atleta estava chegando, sendo contratado — isso foi em outubro — e eles disseram: 'Esse atleta, a gente monitora há um ano.' Ou seja, é um clube com condições financeiras e elenco para fazer esse tipo de acompanhamento", iniciou.
 
"A gente não tinha essas condições, nem elenco suficiente para lidar com a transição da Série B para a Série A. Não tínhamos tanto tempo para analisar um atleta a fundo. Vamos com os scouts que temos, que são diferentes dos de um clube mais estruturado. Em termos de orçamento, acredito que somos o 17º colocado no ranking da Série A", completou.
 
CARLOS ALBERTO 
 
Revelado pelo América-MG, antes de vestir a camisa do Sport, Carlos Alberto chegou ao Botafogo em 2023 por empréstimo, com opção de compra exercida ao fim da temporada por 1 milhão de dólares. Pelo Glorioso, atuou em 33 partidas e marcou dois gols. Em 2024, foi emprestado ao RWD Molenbeek, da Bélgica, onde balançou as redes três vezes em 17 jogos. De volta ao Botafogo, teve poucas oportunidades antes de ser vendido ao Sport.
 
Em 2025, o camisa 17 já atuou em 21 jogos pelo Leão da Ilha, por todas as competições disputadas pelo clube neste ano. Até aqui, marcou três gols e deu duas assistências com a camisa do Sport. Vivendo uma má fase junto ao elenco rubro-negro, Carlos Alberto ainda não balançou as redes no Brasileirão.

Tags: sport carlos alberto série a botafogo contrato clausula brasileirão campeonato brasileiro yuri romão