Esportes DP

SPORT

Yuri Romão confirma interesse de clubes ingleses por Zé Lucas e rasga elogios ao volante: "Vai ser um dos maiores do Brasil"

O clube rubro-negro chegou a recusar uma investida de mais de 10 milhões de euros pelo atleta de 17 anos

postado em 07/05/2025 16:05 / atualizado em 07/05/2025 18:12

<i>(Foto: Rafael Vieira / FPF)</i>
Joia cobiçada! O Sport tem precisado lidar com o interesse de clubes — inclusive do exterior — pelo volante Zé Lucas, de apenas 17 anos. O jovem atleta é um dos principais nomes do elenco leonino nesta temporada e vem ganhando cada vez mais espaço, apesar da pouca idade para um jogador profissional.

Em entrevista ao programa Léo Medrado & Traíras, o presidente do Sport, Yuri Romão, confirmou que outros clubes tentaram tirar Zé Lucas do Leão da Ilha, incluindo equipes do futebol inglês.

"Existe uma diferença entre sondagem e proposta. Proposta é aquela que a gente recebe em papel timbrado e assinado. A última que a gente recebeu foi uma sondagem — e não foi uma vez só. Eles me ligaram três vezes, totalizando uma oferta de 12,5 milhões de euros, perguntando se poderiam apresentar a proposta, e eu disse que não. Eu já tinha recebido outra sondagem de 10 milhões, mas essa também não foi formalizada como proposta. As duas foram de clubes da Inglaterra", revelou o mandatário rubro-negro.

Multa e possibilidade de venda 

Ainda na entrevista, Yuri Romão comentou que a multa rescisória do volante Zé Lucas, prevista no novo contrato firmado em abril e válido até abril de 2028, é de 50 milhões de euros (R$ 333 milhões) para clubes do exterior e 100 milhões de reais para equipes brasileiras. Em relação a esses valores, 90% pertencem ao Sport, e os 10% restantes ficariam com o próprio atleta.

"Óbvio que se chegar um número que não dá para abrir mão, nós vamos negociar. Participei das vendas de Gustavo, Mikael, Mailson, Pedro Lima... todas elas foram situações distintas muito embora que mikael gustavo tenham sido coincidentemente no mesmo dia, mas situações diferentes", Explicou o presidente do Sport sobre a possibilidade de uma venda futura de Zé Lucas.

 

Projeção ao cria rubro-negro

Yuri Romão não poupou elogios ao jovem volante, uma das promessas que saíram categorias de base do clube nos últimos anos, e destacou e pediu cautela quanto à expectativa da torcida em torno do jogador.

O mandatário do Sport também relembrou o caso do zagueiro Victor Gabriel, também revelado pelo clube leonino, que atualmente joga no Internacional, como exemplo de como a pressão precoce pode atrapalhar o desenvolvimento de jovens atletas. 

"Zé Lucas é um atleta que nos ajuda, um garoto em formação e extraordinário como pessoa. A família também. O empresário é gente da melhor qualidade. Se eu comparar o Zé Lucas com o Rivera, que é um atleta já formado, o Rivera tem mais força no meio-campo do Sport. Começa-se a gerar muita expectativa, e basta um jogo ruim — como aconteceu com o Victor Gabriel, que está no Internacional. Bastou uma partida para colocarem ele no fogo. A torcida execrou o menino, e a gente teve que emprestá-lo. Resultado: hoje ele está se destacando", expressou Yuri Romão.

"Zé Lucas tem talento e vai ser um dos maiores jogadores do Brasil, seja aqui ou lá fora. Agora, é preciso ter calma para não queimar o garoto", afirmou o presidente.

Tags: valor romão yuri brasileiro campeonato brasileirão clausula contrato multa league premier inglaterra proposta lucas sport