Esportes DP

COLUNA BETO LAGO

Beto Lago: 'O presidente do Sport, Yuri Romão, espera que esse novo técnico possa trazer de volta o ânimo da equipe'

No programa Léo Medrado & Traíras da última quarta-feira (07), Yuri Romão falou sobre Zé Lucas, novo técnico, saída de Pepa, departamento de futebol e o financeiro do clube

postado em 08/05/2025 08:50

<i>(Foto: Reprodução/ Léo Medrado & Traíras)</i>
O bom jornalismo
O presidente do Sport, Yuri Romão, esteve ontem no Léo Medrado & Traíras. Em pouco mais de uma hora, explicações dadas, desde a saída do técnico Pepa, passando pelo apoio ao departamento de futebol (um absurdo!), além de números financeiros e salariais do elenco. Sobre o treinador, claro, existe uma filosofia no clube de só anunciar quando estiver de contrato assinado, mas é certo que António Oliveira deverá ser o nono treinador desde sua chegada ao clube como presidente. Certo mesmo é que Yuri Romão espera que esse novo técnico possa trazer de volta o ânimo da equipe, implantando uma nova filosofia de jogo. Para chegar ao nome do treinador, vários nomes foram colocados em uma lista e a diretoria foi afunilando. Sobraram quatro a cinco técnicos. Vale ressaltar que, ao avaliar um técnico, a análise não se limita apenas aos resultados.
O clube considera o desempenho nos últimos dois anos, comportamento e relacionamento com jogadores. Uma grande preocupação passa pelos valores exorbitantes das pedidas salariais. Números estratosféricos, que fogem muito a realidade do Sport. Mas houve um momento de discordância e equívoco dele. O presidente afirmou que “não é a imprensa que dirá o que um técnico pode ou não fazer”. Como jornalista, com anos de atuação, é meu dever avaliar e criticar. O papel da imprensa é fundamental não apenas para informar, mas também para questionar e provocar uma reflexão sobre as decisões e a gestão dos clubes. Quando falamos de jornalismo, principalmente em um ramo tão apaixonante como o futebol, é imprescindível haver um compromisso com a verdade e a transparência. Um jornalista deve ter a capacidade de discernir quando uma equipe joga bem ou mal, e avaliar o trabalho de treinadores e dirigentes de maneira crítica, mas justa. O bom jornalista tem a responsabilidade de contar a história, analisar os fatos e, quando necessário, criticar com fundamento e ética.

Dois bons nomes
O presidente Yuri Romão falou sobre a figura de um diretor técnico no futebol, que ele acha válido. Disse que conversou com Paulo Autuori e com Luxemburgo, ressaltando que, embora ambos sejam nomes respeitados, o assunto de uma possível colaboração não foi abordado. São dois bons nomes, anos-luz à frente de quem responde hoje pelo futebol do Leão. 

Zé Lucas
Sobre o volante Zé Lucas, falou que clubes ingleses fizeram sondagens. Um falou em 10 milhões de euros e outra foi de 12,5 milhões de euros. Mas sem avanço. Lembrando que 90% dos direitos econômicos são do Sport e o jogador tem os outros 10%. Isso coloca o clube em uma posição vantajosa, mas é preciso ter cautela. O mercado europeu está sempre em constante mudança, e é essencial aproveitá-lo de maneira estratégica. 

Folha salarial 
Outro ponto que Yuri Romão falou na entrevista foi sobre a folha salarial do Sport. Segue sendo na faixa de R$ 6 milhões, que perde apenas para Juventude e Mirassol na Série A. O dirigente não afirmou, mas a folha deverá ter um acréscimo – pagando o salário de Pepa e do novo treinador, sem falar em outros reforços que devem chegar na janela de transferência. 

Tags: salarial folha autuori paulo luxemburgo futebol técnico diretor ingleses clubes lucas oliveira antônio novo técnico romão yuri lago beto coluna