Esportes DP

CALENDÁRIO

FPF marca jogos do Pernambucano em conflito com a Copa do Nordeste: 'Não tem data'

Presidente Evandro Carvalho revelou ao Esportes DP que Náutico e Sport podem chegar a jogar duas vezes no mesmo dia: 'assumiram o compromisso'

postado em 14/03/2022 18:18

<i>(Foto: Tarcísio Augusto/Esportes DP)</i>
"Não tem data". A frase reiterada diversas vezes pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, deixa bem clara a dificuldade na costura dos jogos da reta final do Campeonato Pernambucano. Entre os próximos dias 19 de março e 2 de abril, a FPF precisará encaixar quatro datas para finalizar o Estadual. No entanto, com a garantia do avanço do Sport e a muito provável classificação do Náutico na Copa do Nordeste, o cerco fecha e os dois clubes podem chegar ao extremo de entrar em campo duas vezes no mesmo dia.

O primeiro conflito, inclusive, acontecerá já no próximo dia 19, uma vez que o Sport não tem chances de avançar direto para a semifinal do Pernambucano, e terá que disputar as quartas de final no mesmo dia. O cenário pode se tornar ainda maior caso o Náutico seja derrotado pelo Santa Cruz e também seja obrigado a jogar as quartas. E ainda pior, caso Náutico e Sport fiquem respectivamente em 3º e 4º na colocação final, dificilmente fariam os jogos no mesmo dia em Recife, para evitar conflitos entre torcidas uniformizadas.

Costura nem um pouco fácil e que tem tomado grande parte dos esforços da FPF. À reportagem do Esportes DP, Evandro Carvalho foi enfático. "Estamos tratanto disso. Realmente nós sabemos que há o conflito, mas não tem o que fazer. Não tem data."

Para o mandatário da federação, mesmo cientes dos conflitos, foi necessário divulgar o calendário das partidas decisivas do Pernambucano. "A gente tinha que fazer essa publicação, até por uma questão dos patrocínios do campeonato (Pernambucano), mas realmente não temos o que fazer. Temos que sair tratando semana a semana", apontou.

Ainda de acordo com Evandro Carvalho, Náutico e Sport estão cientes de que, caso não haja a possibilidade de uma costura otimizada, a dupla pode entrar em campo duas vezes no mesmo dia por competições diferentes. Porém, desde que utilizem atletas diferentes nos dois jogos, para não infringir as normas do Sindicato dos Jogadores, que prevê 72h como intervalo mínimo para os atletas atuarem.

"Os clubes assumiram o compromisso de jogar no mesmo dia. Todos sabem que não tem datas. Concordo com eles que é melhor ter os dois jogos no mesmo dia do que abrir mão de uma competição, desde que sejam com escalações diferentes", apontou Evandro Carvalho.

Confira as datas agendadas

19/03 Globo x Náutico | Sport x Floresta
19/03 3º colocado x 6º colocado | Sport já confirmado na quarta de final
22 ou 23/03 Quartas da Copa do Nordeste
23/03 Semifinal Pernambucano (2º colocado x 3º ou 6º)
26/03 Semifinal Copa do Nordeste
26/03 1ª Final do Pernambucano 
29/03 1ª Final da Copa do Nordeste
02/04 2ª Final da Copa do Nordeste
02/04 2ª Final do Pernambucano
08/04 Estreia na Série B

Tags: evandro carvalho pernambucana" federacao fpf nauticope sportpe