Esportes DP

SPORT

'Elevado' ou 'Justo': reajuste salarial de Mailson é o maior entrave para renovar no Sport

De um lado, o Sport alega que não tem condições de arcar com o pedido, enquanto o empresário, por sua vez, aponta como justa a valorização

postado em 16/06/2022 16:06 / atualizado em 16/06/2022 16:19

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
Uma das maiores preocupações do Departamento de Futebol do Sport hoje é a renovação de contrato com o goleiro Mailson. Revelado nas categorias de base do Leão e com contrato encerrando no final da temporada, a cada dia que se passa o arqueiro de 25 anos fica cada vez mais longe de acertar a sua permanência na Ilha do Retiro. O principal entrave para essa definição é o reajuste salarial. Clube e representantes do jogador ainda não chegaram a um acordo, mas que nos próximos dias pode chegar a uma elucidação.

De um lado, o Sport alega que o pedido de Mailson pelo novo salário que passaria a receber é incompatível com a atual situação financeira do clube. Além dos custos operacionais do cotidiano, o Leão enfrenta ainda um duro passivo de outras temporadas, justamente por ter assumido débitos dos quais não conseguiu honrar, sobretudo com atletas.

“É um valor de salário bem elevado. Hoje, na situação em que o Sport está, a gente não tem condições de suprir um valor tão alto. Estamos tentando chegar a um meio termo, num valor que caiba no orçamento do Sport, e que demonstre que ele está sendo valorizado. Mailson tem um bom salário, e a gente sabe que futebol é difícil, mas a gente vem tentando uma forma que seja boa para ele também”, apontou à Rádio Clube de Pernambuco o vice jurídico do Sport, Rodrigo Guedes, que também aponta esforço financeiro do clube para honrar débitos antigos com o atleta, na casa de R$ 1 milhão.

“Mailson no ano passado tinha um crédito bem elevado para receber, referente a salários atrasados, e o Sport pagou tudo. O Sport foi notificado pelos empresários, na época o débito era em cerca de R$ 1 milhão, e nós quitamos tudo isso. FGTS, salários atrasados, cumprimos a nossa parte e fizemos a proposta. Desde então, começou a negociação”, completou.

A proposta citada por Rodrigo Guedes foi negada pelos representantes de Mailson entre o fim de abril e o começo de maio. Além disso, segundo apontou o dirigente à Rádio Clube, os diálogos entre o Sport e o staff do atleta não têm sido fáceis. "Não está sendo fácil. O Sport já demonstrou interesse desde o ano passado, e vem tentando. Às vezes, o empresário acaba complicando um pouco”, comentou. “Mostramos a Mailson que era importante a sua renovação, por ser um atleta prata da casa, e que iria ser valorizado. Iríamos encontrar uma forma que seja boa para ambos. Mas até agora não chegamos a um ponto comum ainda”, completou.

"Queremos uma coisa justa"

Por sua vez, o empresário Fabrício Souza, ex-atleta e um dos representantes do goleiro, defendeu o pedido de reajuste salarial de Mailson. Ouvido pela reportagem do Esportes DP, Fabrício enalteceu os méritos do atleta e não enxerga que seja um valor exagerado. “O que nós queremos é que o jogador seja valorizado. Não tem nada de 'pedida alta'. Mas nós queremos uma coisa justa", argumentou, antes de apontar para uma reunião nos próximos dias para se chegar à renovação, que segue em pauta. "Há a possibilidade (de renovar). Sempre existiu e sempre existirá. Temos uma reunião programada nesses próximos dez dias e vamos discutir sobre isso."

Uma das principais preocupações do caso se dá pelo fato de que em breve o atleta estará livre por lei para assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe, sem a necessidade de que uma multa rescisória seja paga aos cofres rubro-negros. Cenário que, de acordo com Fabrício Souza, não é cogitado pelos representantes do atleta, embora haja equipes interessadas na sua contratação.

"Sim, muitos clubes nos procuram. Mas a gente tem a intenção de que, se por acaso ele sair (do Sport), que seja com a negociação do jogador. Se por acaso alguém vier, que tenha que acertar com o Sport", assegurou.

O Currículo

Atualmente com 25 anos, Mailson foi alçado ao time principal em 2017, onde fez sua estreia pelo clube. No ano seguinte, assumiu a titularidade da posição após uma lesão do goleiro Magrão. Em 2019, voltou ao banco, mas por conta das atuações ruins do ídolo rubro-negro, assumiu a titularidade novamente, onde oscilou, chegando a perder a posição para Luan Polli, mas conseguiu retomar ao bom nível e se destacando como um dos principais goleiros do país.

Em 2021 e 2022 se tornou um dos grandes protagonistas do Sport com atuações marcantes, pênaltis defendidos e defesas brilhantes. Mesmo com algumas falhas no meio do caminho, Mailson já possui 142 partidas pelo clube rubro-negro e já possui sete pênaltis defendidos.

Tags: Rodrigo Guedes Fabrício Souza sport mailson renovação contrato