
É uma média de aproximadamente uma única finalização certa para cada três erradas. No geral, com 210 arremates até aqui na Série B, o time apresenta uma média por partida de três a quatro acertos na barra, contra nove fora do perímetro das três traves. Ou seja, uma cabeçada ou chute certo a cada 26 minutos e 23 segundos, contra um erro a cada 10 minutos e 4 segundos.
Somente o CRB, que também tenta se aproximar da luta pelo G4, acertou a meta menos que o Sport, com 57 finalizações certas. Entretanto, o percentual de erros do Sport é consideravelmente superior (72% contra 67%), uma vez que o Leão finalizou 34 vezes mais na competição (210 contra 176) até aqui.
Números que refletem diretamente no baixo desempenho do time na quantidade de gols marcados. Mesmo com os dois gols marcados sobre o Londrina, que encerrou um jejum de seis jogos sem vencer, o Leão ainda possui o quinto pior ataque da Série B ao lado do Brusque, com 12 gols.
Questionado na entrevista coletiva sobre o baixo rendimento ofensivo da equipe, Lisca adotou uma postura veemente ao atribuir responsabilidade a todos os atletas. O treinador resgatou o fato de Luciano Juba, artilheiro do time com quatro gols, não ser atacante de origem, porém desenvolveu tal característica jogando de ponta. “O futebol evoluiu e o ataque não é só o centroavante. Começa com o Mailson. E eu não vou condenar jogadores, porque eu preciso de todos eles”, saiu em defesa o treinador rubro-negro.
Por outro lado, Lisca reconhece que é necessário melhorar o desempenho próximo à área adversária. “Talvez a gente tenha que adiantar um pouco o time. Pressionar mais no campo ofensivo, adiantar a linha defensiva e esse é o nosso grande desafio: manter a regularidade defensiva, mas ser mais agressivo e contundente no último terço do campo.”
O Sport é o 13º time que mais finaliza na Série B*
210 finalizações
210 finalizações
Menor percentual de acurácia: 58 finalizações certas (27,62%)
Maior percentual de erros: 152 finalizações erradas (72,38%)
Finalizações/minutagem*
1 finalização certa a cada 26m23s (2ª pior média da Série B)
1 finalização errada a cada 10m04s
Piores ataques da Série B
9 gols - CSA
10 gols - Ponte Preta e Vila Nova
11 gols - Guarani
12 gols - Sport e Brusque
Artilheiros do Sport na Série B
4 gols - Luciano Juba
2 gols - Ray Vanegas, Kayke
1 gols - Bill, Parraguez, Thyere e Sander
* Fonte: FootStats
* Fonte: FootStats