Esportes DP

SPORT

Sport é punido com a perda de oito mandos de campo e Vasco é declarado vencedor do jogo

Jogo pela 35ª rodada da Série B e foi interrompido antes do fim por uma invasão de campo; decisão ainda cabe recurso ao Pleno do STJD

postado em 09/11/2022 18:36 / atualizado em 09/11/2022 19:08

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>
Exatos 23 dias após a partida entre Sport e Vasco, pela 35ª rodada da Série B, enfim, o primeiro julgamento aconteceu nesta quarta-feira (9). Aliás, uma espera que se alongou durante mais de sete horas, contando com o atraso para o início e o tempo de toda a sessão, além da estrutura precária de transmissão só vivo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Já à noite, o STJD definiu em primeira instância por absolver o Vasco da acusação de tumulto, e punir o Sport pela invasão à Ilha do Retiro e casos de agressão com a perda de oito mandos de campo, e a perda do ponto somado no empate em 1 a 1, declarando o clube carioca como vencedor da partida.

O julgamento foi conduzido pelo auditor Jorge Octávio Lavocat Galvão, presidente da 4ª Comissão Disciplinar do STJD. “Se a gente não agir, aqui dentro do STJD, for esperar as coisas se tornarem cada vez mais graves, nós não vamos evoluir É importante que a gente consiga despertar no clube, nos seus torcedores, o respeito para com os que vão lá", argumentou o presidente da sessão.

Além da perda dos mandos de campo (um já foi cumprido), onde terá que jogar sete partidas com os portões fechados na Série B de 2023, o Sport recebeu uma multa total no montante de R$ 180 mil. O goleiro Carlos Eduardo também foi punido com a suspensão de quatro jogos, a pena mínima prevista no Artigo  254-A, inciso II, do CBJD,que poderia chegar até 12 partidas. Já o vice-presidente de futebol, Augusto Carreras, foi absolvido da mesma acusação de agressão, onde poderia ser suspenso por até 180 dias.

A decisão, por ser em primeira instância, ainda cabe recurso ao Pleno do STJD, caso o Sport queira recorrer no caso. Perguntado pela reportagem do Esportes DP se o clube vai exercer esse direito, o presidente executivo do Sport, Yuri Romão, não se pronunciou a respeito. À Rádio Jornal, o vice-jurídico do clube, Rodrigo Guedes, apontou que o Sport vai recorrer da decisão ao Pleno.

No Vasco, o goleiro Halls também foi punido com quatro partidas de suspensão, enquanto Raniel e Luiz Henrique tiveram a pena mantida em dois jogos de suspensão, ambos já cumpriram o afastamento. Já o clube vascaíno, em si, foi absolvido da acusação de tumulto, previsto no artigo 257 do CBJD, cuja denúncia foi apontada como improcedente pelo Tribunal.

Tags: mando de campo Série B Campeonato Brasileiro Perda de pontos sport stjd vasco