Centro de Treinamento será reestruturado na próxima temporada (Foto: Anderson Stevens/SCFC)
A base vem forte? Se a pergunta for do torcedor do Sport, a resposta possivelmente é sim. Visando a maior valorização dos pratas da casa em 2023, o clube da Praça da Bandeira promove uma reestruturação no setor. O objetivo é profissionalizar ainda mais o departamento e aproximar os jovens atletas, o que vai facilitar a implementação de uma metodologia única de trabalho e ampliar a integração ao profissional.
Atual técnico do Sub-20, Sued Lima assumirá o papel também de coordenador metodológico, responsável por repassar a filosofia de trabalho para todas as categorias. Já o treinador do Sub-17, Otávio Augusto, tornara-se-á também coordenador de iniciação, implantando mecanismos para que os atletas alcancem patamares profissionais mais brevemente.
Já o auxiliar do Sub-20, Luan Moreira, será treinador do Sub-15, enquanto João Barros será o técnico do Sub-13, além de estar ao lado de Otávio como assistente do Sub-17. As iniciativas visam integrar os processos de formação e desenvolvimento dos jogadores, com a implantação do DNA do Sport desde as categorias inferiores.
Paralelamente a isso, o Sport informa a dissolução da equipe Sub-14, com a redistribuição dos atletas para o Sub-13 e Sub-15. A medida tem como objetivo integrar os jovens atletas em processos de desenvolvimento mais específicos e permitir a participação em competições mais ativas, seja no âmbito estadual ou nacional.
“Vamos realocar a receita destinada para o Sub-14 para trazer novos profissionais e preencher o calendário das categorias Sub-13, 15, 17 e 20. Assim, aumentaremos o nível de competição dos atletas”, explicou o coordenador geral da base, João Marcelo Barros.