Esportes DP

CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS

Sport aciona STJD para ter torcida contra o Náutico, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste

A medida do Leão pede pela manutenção da proibição de torcidas organizadas nos clássicos, mas tenta liberação para o público geral

postado em 03/03/2023 13:10 / atualizado em 03/03/2023 13:19

<i>(Foto: Igor Cysneiros / SCR)</i>
O Sport acionou o Superior Tribunal de Justiça (STJD) para possuir torcida no Clássico dos Clássicos deste sábado (04), nos Aflitos, diante do Náutico, válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste. A informação foi adiantada pelo portal NE45 e confirmada pela reportagem do Esportes DP, em contato com o vice-presidente jurídico do clube, Rodrigo Guedes, que afirmou ainda que a expectativa é que a decisão saia até as 14h desta sexta-feira (03).

“Entramos com pedido no STJD desde ontem para que o Sport possuia torcida visitante nos Aflitos. A expectativa dentro do clube é que a decisão seja tomada até as 14h de hoje”, afirmou Rodrigo Guedes. O motivo da medida se dá pela proibição do Governo de Pernambuco, em janeiro deste ano, de torcidas mistas em clássicos entre Sport, Náutico e Santa Cruz, e é válido até o dia 06 de março.

Este decreto da governadora do Estado, Raquel Lyra, foi assinado no dia 30 de janeiro e aconteceu após as cenas de violência no jogo entre Sport e ABC, na Ilha do Retiro. O confronto era válido pela estreia da Copa do Nordeste e terminou em 2 a 0 para o Leão.

Na ação para o Clássico dos Clássicos, no entanto, o clube solicita que seja mantido o veto a respeito das torcidas organizadas no estádio, e que o público geral rubro-negro seja permitido nos Alitos. Vale lembrar que no último jogo entre as duas equipes, no dia 11 de fevereiro, apenas a torcida do Náutico estava liberada para o confronto e, após uma invasão de alguns torcedores rubro-negros, houve uma confusão generalizada, com casos de agressão. Na ocasião, a partida foi paralisada e até jogadores tentaram separar a briga.

Até o momento, tanto Náutico, quanto Santa Cruz respeitaram a decisão do do decreto e não solicitaram torcida nos estádios durante os clássicos. Isso faz com que o Sport seja o primeiro a questionar judicialmente a medida.

Tags: clássico dos clássicos copa do nordeste sport náutico stjd