Com o Leão em boa fase, Ilha vem recebendo grande público na temporada (Foto: Igor Cysneiros/SCR)
Fim da celeuma envolvendo o estádio do jogo de volta da final do Estadual, entre Sport e Retrô. Após sinalização de que sediaria as duas partidas na Arena de Pernambuco, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) voltou atrás e confirmou a Ilha do Retiro como local. Antes, a direção leonina havia manifestado o desejo de sediar a grande decisão dentro de seus domínios.
A princípio, o argumento utilizado foi que se os dois confrontos fossem realizados em São Lourenço da Mata - onde a Fênix manda seus jogos -, seria caracterizada a inversão de mando de campo. No Estadual, dos sete jogos que o Retrô disputou na Arena, cinco foram como mandante.
Agora oficializado, rubro-negros e auriazulinos decidem o Pernambucano a partir do próximo sábado (15) às 16h30. O jogo de volta acontece uma semana depois, no dia 22, no mesmo horário, porém na Praça da Bandeira.
Sport e Retrô foram os dois melhores times da primeira fase, se classificando antecipadamente às semifinais. O Leão está invicto na competição, vindo de vitória tranquila sobre o Petrolina por 2 a 0, na Ilha, enquanto a Fênix perdeu uma única vez - justamente para o adversário na decisão - e eliminou o Salgueiro na outra perna da semifinal.
Sem erguer uma taça desde 2019, o Rubro-negro é o maior campeão do torneio, com 42 conquistas. Se vencer, abre ainda mais vantagem para os rivais do Trio de Ferro - o Santa Cruz tem 29 títulos e o Náutico, 24. Já o Retrô, que chega à decisão pelo segundo ano seguido, busca o primeiro troféu.