Ewerthon, também relevado pelo Sport, acabou expulso contra o Retrô (Foto: Sandy James/DP )
O 43º título rubro-negro também teve participação da base. Além de nomes já carimbados no elenco principal do Sport, como Luciano Juba, Ronaldo, Chico e Ewerthon, outras revelações do Leão tiveram suas oportunidades no time profissional atuando no Campeonato Pernambucano de 2023, com muitos deles fazendo parte do elenco que levou os rubro-negros às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Quem ganhou mais oportunidades e se destacou para a torcida do Leão foi o volante Pedro Martins. Com oito jogos no estadual, sendo quatro como titular, o jogador de 22 anos virou peça importante no elenco de Enderson Moreira, se tornando sombra de Ronaldo no 11 inicial. Também no setor, Fábio Matheus, de 20 anos, atuou em quatro oportunidades, mostrando qualidade e confiança.
Um nome que já figurava no elenco principal na última temporada é o do atacante Paulinho. Aos 20 anos, o jogador atuou em seis partidas do Pernambucano e mesmo sem ter sido titular nenhuma vez, conseguiu distribuir três passes para gol com apenas 97 minutos em campo. Quem conseguiu balançar as redes foi o zagueiro Renzo, que marcou o tento da vitória do Leão contra o Central, por 1 a 0, em jogo válido pela última rodada da primeira fase.
Mais três jogadores oriundos da base e que se destacaram na campanha da Copa São Paulo também tiveram suas primeiras chances no time principal. O goleiro Denival, irmão de Mailson, foi titular na vitória do Sport por 6 a 1 diante do Belo Jardim. O meia Juan Xavier e o volante Lucas André também tiveram o gostinho de atuar pelo Leão no estadual, também podendo se considerarem campeões pernambucanos de 2023.