Esportes DP

ESTADUAL

O último ato: Sport e Retrô fazem jogo de volta da final do Pernambucano

Jogando em seu habitat natural, o Leão tem a vantagem do empate para ficar com o título do Estadual

postado em 22/04/2023 07:01 / atualizado em 22/04/2023 09:27

<i>(Foto: Rafael Vieira/FPF)</i>
Sport e Retrô protagonizam o último ato do Campeonato Pernambucano de 2023. Donos das duas melhores campanhas da competição, as equipes medem forças às 16h30 deste sábado, na Ilha do Retiro, no jogo de volta da final. O Leão busca a 43ª taça do Estadual, enquanto a Fênix, a primeira. 

O Rubro-negro se dá ao luxo de jogar pelo empate em virtude da vitória por 2 a 1, há uma semana, na ida, realizada na Arena de Pernambuco. Em caso de vitória da equipe de Camaragibe pelo placar mínimo, o campeão será decidido nos pênaltis. O Retrô precisa de, no mínimo, um triunfo por dois gols de diferença para debutar como campeão, escrevendo seu nome na história do certame, que chega ao fim de sua 109ª edição. 

 
O LADO RUBRO-NEGRO 

Além da vantagem de celebrar o título com o empate, o Sport terá, ao que tudo indica, o apoio em massa do seu torcedor. Até a última quinta-feira, antevéspera do duelo, mais de 20 mil ingressos já haviam sido comercializados de forma antecipada. Sem querer cantar vitória antes do tempo, o técnico Enderson Moreira aproveitou para valorizar o apoio oriundo das arquibancadas. 

“A torcida do Sport acreditou em nós mesmo em momentos de dificuldade, como no jogo em Fortaleza e eu tenho certeza absoluta que, nos jogos decisivos na Ilha, o torcedor vai nos ajudar. Se tiver desgaste, eles vão nos fazer esquecer isso”, destacou o comandante leonino. 

Em relação ao time, a tendência é a manutenção da base do time que vem sendo titular, restando apenas a incógnita da ponta esquerda. Edinho e Labandeira vem disputando a vaga no setor, se revezando na titularidade. 

 
O LADO AZULINO

Precisando de uma atuação bem melhor que a última, o time de Dico Wooley chega pressionado ao confronto. O Retrô só tem duas derrotas no Pernambucano, ambas para o Sport. Mesmo assim, o zagueiro Guilherme Paraíba garantiu a Fênix preparada. 

"A preparação foi boa e sabemos que já começamos o jogo perdendo. Nosso primeiro objetivo é fazer o gol primeiro, para aí pensar em marcar o segundo e ir em busca do título. Agora nosso foco é deixar o ano passado para trás e pensar apenas na atual final, afinal só temos essa oportunidade”, disse.
 
Sport: Renan; Eduardo, Thyere, Sabino e Igor Cariús; Fabinho e Ronaldo (Pedro Martins); Edinho (Labandeira), Jorginho e Juba; Vágner Love. Técnico: Enderson Moreira

Retrô: Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e Edson; Jonas, Ratinho e Radsley; Fernandinho, Giva e Gustavo Ermel. Técnico: Dico Woolley

Local: Ilha do Retiro, no Recife
Horário: 16h30 
Árbitro: Rodrigo Pereira (PE)
Assistentes: Francisco Chaves e Karla Santana (ambos de PE)
4º árbitro: Michelangelo Almeida (PE)
VAR: Gilberto Castro Júnior (PE)