Leão terá semana cheia de treinamentos (Foto: Rafael Bandeira / SCR)
O Sport finalmente vai poder focar apenas nos treinos após maratona intensa de jogos. Nesta temporada, a maioria das partidas foram num intervalo de um jogo a cada quatro dias. Durante esse período, o técnico Enderson Moreira teve que quebrar a cabeça para manter a competitividade e prevenir lesões no time. Apos o empate contra a Ponte Preta, no Moises Lucarali, o comandante rubro-negro revelou uma queda de desempenho do elenco, em decorrência do acúmulo de jogos.
"O ponto principal é a recuperação total do grupo. A gente visa dar uma folga para eles se recuperarem em todos os aspectos, não só o físico e o técnico, mas principalmente o mental. A gente vem de uma sequência de 41 jogos praticamente de maneira seguidas jogando final de semana e dia de semana. Então, a gente precisava desse momento para recuperar e poder voltar com a cabeça leve. Nós temos um jogo extremamente difícil com o Vila Nova no próximo domingo", disse o treinador.
O empate diante da Ponte Preta, com um jogador a mais, ligou um sinal de alerta para Enderson Moreira. Com mais uma atuação ruim como visitante, nos cinco jogos que fez longe da Ilha do Retiro, o time venceu apenas o Londrina. A dificuldade não se resume apenas aos resultados, a equipe não consegue ter bom rendimento fora de casa. Apesar do fraco desempenho longe de seu reduto, o Leão da Ilha segue na parte de cima da tabela brigando pelo G4. Um dos motivos para a queda de performance é a sequência esmagadora de jogos que impede uma sequência de treinamentos.
Em 2023, a equipe Rubro-Negra disputou 41 partidas, somando 29 vitórias, oito empates e quatro derrotas, 87 gols marcados e 28 sofridos. O Sport tem média de um jogo a cada quatro dias. Com isso, o treinador Enderson Moreira só teve a semana livre de treinamento em outras duas ocasiões: entre os jogos diante do Ceará e Bahia e nos dois clássicos contra o Santa Cruz, foram sete dias de preparação.
Vale destacar que com os resultados da rodada, o Leão com 21 pontos, saiu do G4 da Série B, e caiu para sexta posição na tabela. O Sport tem dois jogos a menos, em relação ao quarto colocado, Criciúma, que soma 23 pontos. Em confronto pela parte de cima da classificação, o Rubro-Negro volta a campo no proximo domingo (18), pela rodada atrasada da Série B. Às 18h, para enfrentar o Vila Nova, terceiro colocado, na Ilha do Retiro. Com o destaque para o retorno do público geral ao estádio. Nas últimas três partidas, as arquibancadas foram restritas a Mulheres, crianças e PCDs, em virtude do cumprimento de uma punição do STJD.