
Divisor de águas
Neste sábado, na Ilha do Retiro, temos um jogo que vale muito para a classificação do Sport no Brasileiro. Em terceiro lugar, com 46 pontos, o Leão precisa vencer o Criciúma para não ter o risco de sair do G4. Se o Tigre vencer e tivermos vitórias de Novorizontino e Juventude, o Sport cai para a sexta posição. Se ainda não bastasse essa pressão, o técnico Enderson Moreira colocar em campo sua 27ª escalação diferente. Claro que pesa, aqui, os desfalques dos zagueiros Sabino e Alisson Cassiano, do lateral Roberto Rosales (que está defendendo a Venezuela nas Eliminatórias) e do volante Ronaldo Henrique, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Com tantos problemas, o treinador ainda não terá o zagueiro Rafael Thyere. Sem o capitão, Chico e Renzo formam a zaga. O problema é o treinador rubro-negro conseguir tirar esse marasmo que abateu na equipe. São quatro partidas sem vitórias. Pior que não conquistar os três pontos e ver um Leão sem apresentar um bom futebol. O vibrante Sport do início do Brasileiro, apontado como favorito maior ao título, vem se desmanchando. Nos últimos jogos, vimos um time desorganizado e desmotivado. Terá, como sempre, a força da Ilha do Retiro. São mais de 20 mil torcedores apoiando a. Esses minutos iniciais são essenciais para ter a torcida ao seu lado ou começar a sofrer a “pressão do caldeirão”. Esse jogo contra os catarinenses tem a cara de divisor de águas: vencer, recoloca o Sport no trilho; mas perdendo, mudanças vão precisar acontecer para que o acesso não fique pelo caminho.
Abre o olho
Outro problema é que todo mundo que está brigando para ficar ou entrar no G4 vem atuando melhor que o Sport. E já tem uma turma querendo participar deste bolo, como Atlético/GO (que deixou a crise de lado) e Ceará, que já vem com duas vitórias seguidas. Abre o olho, Leão!
Domínio total
Vitória dominante da Seleção Brasileira na estreia das Eliminatórias. Goleada que veio pela melhor qualidade técnica da Canarinha e imposição pedida por Fernando Diniz, além da fragilidade da Bolívia, que mais apelou que jogou. O placar de 5x1 foi até pouco. Bom jogo de Rodrygo e de Neymar, ambos com dois gols.
Basquete
O basquete dos Estados Unidos despreza Olimpíadas e Copa do Mundo. Não fico surpreso pela derrota para a Alemanha, na semifinal do Mundial. Vale lembrar que as estrelas da NBA não querem esses jogos, até pelo calendário que é a liga. São 82 jogos (41 em casa e 41 fora) na fase inicial, encarando por quatro vezes times da mesma divisão. E ainda tem os playoffs.
Pelo bom senso
Desembargador do TJ-PE, Sílvio Neves Baptista Filho vem tentando dar um fim às brigas entre o Executivo e o Conselho do Santa Cruz. Uma primeira reunião de conciliação de interesses já aconteceu e outra deve ser realizada nesta quarta. Hora do bom senso entrar em campo, tricolores. O que está em jogo é o futuro do Santa Cruz.