Esportes DP

SPORT

Sport: vice-liderança na Série B e pressão; entenda os motivos

Sequência de quatro jogos sem vencer preocupa; Leão vê adversários colarem no G-4 a cada rodada

postado em 04/09/2023 11:19 / atualizado em 04/09/2023 21:02

<i>(Foto: Rafael Bandeira/SCR)</i>
O Sport voltou de Ribeirão Preto para Recife com um ponto na bagagem após mais um empate fora de casa no Campeonato Brasileiro da Série B, desta vez, contra o Botafogo-SP. Saindo atrás do placar e conseguindo igualar o placar ainda no primeiro tempo, o Leão mostrou mais uma vez inconsistência em vários momentos do jogo. O momento complicado dentro de campo também se reflete no campeonato. O Sport, mesmo em segundo lugar na tabela, vê adversários se aproximando cada vez mais do G4, enquanto apresenta uma queda de rendimento nas últimas partidas.


Após a sequência de quatro vitórias seguidas ser interrompida com um empate diante da Tombense dia 11 de agosto, o Sport acumula exibições ruins dentro de campo e entrou em outra sequência: a de jogos sem vencer. Com o empate de ontem (03), o time rubro-negro completou o quarto jogo sem vencer, com duas derrotas contra Guarani e Ituano, a última dentro de casa.


Agora sem um dos jogadores mais decisivos da temporada, Luciano Juba, e convivendo com o jejum do atacante Vágner Love, o Sport também tem que lidar com o bom momento dos adversários. O Atlético-Go entrou de vez na briga pelo acesso após uma sequência de cinco jogos sem perder e está a três pontos do G4. Juventude e Guarani (5° e 6° colocados respectivamente) estão a dois pontos do Leão. O líder Vitória tem três pontos à frente do Sport, que anda desperdiçando chances de disputar a liderança de vez nas últimas rodadas.


Os números também constatam que a fase do Sport não está tão positiva quanto o esperado. Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time rubro-negro é somente o oitavo colocado, levando em consideração apenas os resultados das últimas dez rodadas da Série B. Contando apenas a segunda metade do campeonato, o returno, o Sport é sétimo colocado, com um aproveitamento de 52,32%.


Entretanto, a maior dificuldade do Leão no campeonato segue sendo jogar fora de casa. Longe da Ilha do Retiro, o Sport é somente o 12° colocado, com quatro derrotas, seis empates e três vitórias até aqui. O último empate só confirma que, longe da Ilha do Retiro, o Leão se comporta de uma maneira completamente diferente do que se exibe dentro de casa.


Agora, o Sport chega ainda mais pressionado para o confronto diante do Criciúma, no próximo sábado (09), na Ilha do Retiro. O adversário é o quarto colocado e pode ultrapassar o time rubro-negro em caso de vitória, já que está apenas a dois pontos de distância do Leão. A esperança de gols do torcedor do Sport, Diego Souza, pode estrear neste jogo, que pode ser o fator novo que o time tanto espera.

Tags: sport ilha série b classificação g4 criciuma vagner love diego souza ufmg