Esportes DP

SPORT

Desatenção inicial: 77% dos gols sofridos do Sport foram no primeiro tempo nesta Série B

Atual segundo colocado da Série B, Leão sofreu 24 gols antes do intervalo

postado em 10/10/2023 15:30 / atualizado em 10/10/2023 20:09

<i>(Foto: Sandy James/DP FOTO)</i>
A pressão em busca de um gol logo cedo é uma das principais estratégias dos treinadores para garantir pontos no Brasileirão. Sendo assim, a desatenção no primeiro tempo tem chamado atenção do Sport nesta Série B. O empate com a Ponte Preta na última rodada repetiu um roteiro comum ao Leão da Praça da Bandeira nesta Segundona: a equipe mais uma vez foi vazada no primeiro tempo. 
 
Durante a Série B, o Sport mostrou uma equipe que demonstrava uma fragilidade na primeira parte do jogo. Dos 31 sofridos na Segundona, 24 tentos foram no primeiro tempo, ou seja, 77,4% dos gols sofridos pela equipe.
 
Além disso, num recorte mais aprofundado, dos 24 gols sofridos no primeiro tempo, 10 foram antes dos 15 minutos iniciais de cada confronto. O comandante rubro-negro revelou que era uma preocupação do time não sofrer gols no começo da partida. “Diferente do que estava acontecendo, a gente não sofreu os gols no começo do jogo que era o que estávamos mais sendo cobrados. Foi aos vinte minutos, mas quando a gente sofre o gol, aí dá realmente o baque emocional, isso é natural”, disse Enderson Moreira. 
 
Entre inúmeros fatores que podem explicar esse baixo desempenho no início dos jogos. Para o treinador, Enderson Moreira o fator emocional vem pesando no elenco -  a pressão por resultados positivos vem interferindo diretamente na postura em campo. “Nossa equipe principalmente foi um lado assim de sofrer um gol e emocionalmente cair. Não que a gente estivesse jogando bem, não estava jogando bem, mas nós fomos para o buraco. Aí tudo que vem depois desse buraco, a gente pode explicar da maneira que a gente quiser. Pode ser falta de competitividade, pode ser o esquema tático, foi a escalação. Aí você pode criar o caminho que você quiser. Mas na minha concepção o que aconteceu ali foi um lado emocional pesado. Uma ilha linda, maravilhosa, torcedor que compareceu. Mais de 26 mil pessoas. Todo mundo numa expectativa e de repente uma frustração”, avaliou treinador. 

“No primeiro tempo foi confiança, depois do primeiro gol sofrido, segundo faltou confiança. Ninguém queria nem jogar, nem pegar na bola. E o que a gente não pode passar para o jogador é essa falta de confiança. Então, quando você começa a mexer toda hora, joga mal sai, joga bem fica. Você começa a criar uma instabilidade que é péssima para o futebol. Eu como já estou há algum tempo lidando com isso eu já fiz isso muitas vezes. Eu acho que a gente tem que fazer as mudanças sim, à medida que a gente percebe que um está atropelado outro ali, mas com toda a tranquilidade pra gente poder não cometer equívoco”, destacou o treinador.
 
Números do Sport na Série B
31 jogos
15 vitórias
10 empates
6 derrotas
49 gols marcados (média de 1,58 por jogo)
31 gols sofridos ( média de 1 por jogo)
24 gols sofridos no primeiro tempo
10 gols antes dos 15 minutos

Gols sofridos pelo Sport nos primeiros 15 minutos na Série B:
 
  • CRB 2 x 0 Sport (Anselmo Ramon marcou aos 14min)
  • Criciúma 1 x 0 Sport (Rômulo marcou aos 4 min)
  • Londrina 1 x 2 Sport (4 minutos, Gabriel marcou aos 4 min)
  • Atlético-GO 3 x 1 (Gustavo Coutinho marcou dois gols aos 2 e 15 min)
  • Guarani 3 x 1 Sport ( Bruno Mendes marcou aos 5 min; Bruninho aos 10 min)
  • Sport 1 x 2 Ituano (Matheus Cadorini marcou aos 1 min; Ewerthon, contra, aos 6 min)
  • Sport 2x2 Avaí (Giovanni marcou aos 1 min)


Tags: moreira enderson emocional intervalo b serie sofridos gols levantamento tempo primeiro sport