Adiantamento de receita teria acontecido no mês de setembro (Foto: Reprodução/ TV Sport)
O Conselho Deliberativo do Sport irá questionar o adiantamento de receitas recebido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O valor de 1,5 milhão de reais foi recebido pelo clube na reta final do Campeonato Brasileiro da Série B. Além do Leão, outros três clubes também receberam adiantamentos da CBF, e todos estavam brigando para conseguir o tão sonhado acesso para a Série A.
Em entrevista ao programa Momento Esportivo, da Rádio Clube, o conselheiro do Sport Léo Lacerda expôs que haverá questionamentos ao presidente Yuri Romão, mas entende que o adiantamento é uma prática comum no futebol brasileiro. “A essência do futebol não muda. Se existe uma prática comum desde que a bola é redonda no mundo do futebol é antecipação de algumas receitas em algum momento. O fato que aconteceu no Sport eu não posso falar, porque eu não sei em relação a motivação administrativa que ensejou esse pedido, porém eu não vejo com nenhuma surpresa essa questão de clubes realizarem antecipações frente à CBF. Esta fala surgiu em função de um clube que não conseguiu o acesso e criou a sua celeuma muito grande em relação a isso, quanto na verdade é um costume é muito grande no meio do futebol”, falou o conselheiro.
Sobre eventuais punições a Yuri Romão, Léo Lacerda não acredita que serão aplicadas. “Eu não tenho memória de que para pedir uma antecipação de uma cota televisiva, ou de uma cota de Patrocínio seja necessário pedir autorização ao Conselho. Até porque isso é uma dinâmica da gestão. O Executivo vai responder ao Conselho e dizer por que fez a antecipação”, completou.
O GE teve acesso aos documentos que comprovam a antecipação de cotas vindas para o Sport. O recibo tem a data de 27 de setembro deste ano, com o valor de 1,5 milhão de reais, alegando que o valor será descontado de cotas futuras para o clube.
Outros três times receberam adiantamentos de cotas da CBF. Vitória, Atlético-Go e Juventude receberam 4 milhões, 2,5 milhões e 1 milhão, respectivamente. Do grupo dos quatro times que receberam os valores, apenas o Sport não conseguiu o acesso para a Série A no fim do campeonato. O clube ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.