Sport tem 12 vitórias em 20 jogos em 2024 (Foto: RAFAEL VIEIRA/FPF)
Ao vencer o ABC por 2x0, no último sábado (23), pela Copa do Nordeste, o Sport chegou a marca de 20 jogos disputados nesta temporada. Sob o comando do técnico Mariano Soso, o Leão tem um aproveitamento de 68,3% e vem conseguindo cumprir os objetivos do primeiro terço do ano.
No Campeonato Pernambucano, os rubro-negros lideraram a primeira fase e disputarão o título contra o Náutico. No Nordestão, a equipe está no topo do Grupo A e ainda acumula a segunda melhor campanha geral do regional.
Já na Copa do Brasil, os pernambucanos confirmaram o favoritismo e avançaram nas duas primeiras fases contra os modestos Trem-AP e Murici-AL.
RESUMO DOS 20 JOGOS DO SPORT:
Vitórias: 12
Empates: 5
Derrotas: 3
Aproveitamento: 68,3%
Gols marcados: 35
Gols sofridos: 17
Saldo de gols: 18
Se os números indicam um início promissor, dentro de campo a sensação é que ainda falta entrosamento. Com um conceito de roação de elenco, Mariano Soso ainda não repetiu uma escalação sequer nestas primeiras 20 partidas de 2024.
Até o momento, o setor defensivo é o que vem sofrendo menos com as frequentes mudanças, apesar da lesão do capitão Rafael Thyere. Do quinteto formado por Caíque França, Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho, todos integram o Top-10 de jogadores com mais minutagem na temporada.
RANKING DE MINUTAGEM DO SPORT EM 2024:
Felipinho: 1.614 minutos
Luciano Castán: 1.540
Romarinho: 1.518
Caíque França: 1.513
Gustavo Coutinho: 1.244
Mariano Soso cumprimenta Zé Roberto após gol do atacante pelo Campeonato Pernambucano (Foto: PAULO PAIVA/SPORT)
No quesito artilharia, os destaques ficam por conta de Gustavo Coutinho, Zé Roberto e Alan Ruiz. Para se ter ideia, o trio tem partiipação direta em 28 dos 35 gols do Sport no ano, seja marcando ou dando assistências.
ARTILHARIA DO SPORT EM 2024:
Gustavo Coutinho: 7 gols
Zé Roberto: 4
Barletta: 3
Romarinho: 3
Alan Ruiz: 3
Apesar de ser considerado o reserva de Gustavo Coutinho, Zé Roberto lidera a estatística, com 10 ações que resultaram em gols. No duelo contra o ABC, por exemplo, ele deu a assistência para Romarinho e marcou o gol nos acréscimos que retomou a liderança do Grupo A ao Leão.
"O Zé Roberto é um jogador que tem muita competição com o Gustavo (Coutinho), com outros noves que tempos. É um plantel competitivo, eu acho que isso é muito saudável", disse o técnico Mariano Soso.