Esportes DP

PUNIÇÃO

Sport: Árbitro relata pedaço de cadeira jogado no campo e invasão de diretor nos vestiários após derrota para o Avaí

Clube pode ser punido com base no artigo 213 do CBJD

postado em 19/05/2024 14:33 / atualizado em 19/05/2024 18:14

<i>(Foto: RAFAEL VIEIRA/DP)</i>

A derrota do Sport de virada para o Avaí, por 2 a 1, na última rodada da Série B, foi marcada por muita confusão e protestos da torcida rubro-negra ao apito final. A revolta com as expulsões de Alan Ruiz e Zé Roberto, que culminaram na segunda derrota consecutiva no Brasileirão, se direcionou ao árbitro Alex Gomes Stefano.

Segundo a súmula da partida, o juiz carioca relatou que torcedores do Sport jogaram objetos como copos, sandálias e até mesmo o braço de uma cadeira da Arena de Pernambuco em sua direção enquanto ele se dirigia aos vestiários. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver um torcedor do Sport sendo detido pela Polícia Militar após a confusão na entrada dos vestiários.

Além disso, o árbitro afirma ter sido xingado por um diretor do clube, não identificado, que o chamou de "vagabundo" e o ameaçou de não apitar mais jogos na Arena.

Se o caso for levado ao STJD, o Sport pode ser multado em valores entre R$ 100 e R$ 100 mil, de acordo com o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune clubes que não tomem medidas para prevenir e reprimir desordens em seu estádio, invasão de campo e lançamento de objetos no gramado.

Vale lembrar que, há cerca de um mês, o Sport foi julgado pelo STJD por conta dos ataques ao ônibus do Fortaleza, pela Copa do Nordeste, e pegou seis jogos de suspensão com portões fechados.
 
VEJA O QUE O ÁRBITRO RELATOU, NA ÍNTEGRA:

"Após o término da partida, quando a equipe de arbitragem deixava o campo de jogo com auxílio da Polícia Militar foram arremessados objetos (copos, sandália, braço de cadeira) em nossa direção. Informo ainda que quando estávamos na entrada do nosso vestiário, um diretor não identificado do Sport que se encontrava na porta do vestiário de sua equipe proferiu as seguintes palavras em minha direção: 'seu vagabundo, não apita nunca mais aqui, vá tomar no seu c* seu filho da p**". 

Tags: árbitro, sport, avaí, súmula