Treinador Enderson Moreira comandava o Sport no ano passado e fracassou (Foto: Rafael Vieira/FPF)
As derrotas para América-MG e Operário-PR fizeram passar um filme na cabeça do torcedor do Sport. Se fosse novela, seria uma espécie de “Não vale a pena ver de novo”. Isso porque nos últimos dois anos o clube chegou próximo, mas fracassou na missão de conquistar o acesso para a Série A. E para piorar o pesadelo leonino, o roteiro do ano passado está bem parecido com o deste ano. Porém, uma única diferença é a responsável por deixar os rubro-negros esperançosos: este ano, o time completou a 35ª rodada no G-4, no ano passado não.
Vamos lá. Neste ano, o clube ocupa a 4ª colocação, com 59 pontos, restando três rodadas para o fim da competição. Na última terça-feira (05), o Mirassol goleou o Coritiba por 4 a 1 e jogou o Leão para a 4ª colocação. Porém, a vantagem para o 5º colocado, o Ceará, segue de dois pontos.
Na Série B do ano passado, o Sport chegou neste mesmo estágio da competição com os mesmos 59 pontos que tem atualmente. Porém, em 2023, o Leão estava na 5ª colocação, apenas um ponto atrás do três times abaixo do líder Vitória, que já tinha 66 pontos e já tinha encaminhado o título. No caso, Criciúma, Juventude e Atlético-GO estavam com 60 pontos, colados com os rubro-negros.
Na sequência dos jogos, o Sport empatou em 0 a 0 contra o Atlético-GO, na Ilha do Retiro, perdeu para o já campeão Vitória por 1 a 0, no Barradão, no jogo que enfim resultou na queda do treinador Enderson Moreira, e encerrou a disputa goleando em vão o Sampaio Corrêa por 4 a 1, na Ilha do Retiro. No fim, o Leão terminou na 7ª colocação, com 63 pontos ganhos, um a menos que Criciúma e Atlético-GO, que conquistaram o acesso.
Em 2022, a situação foi mais complicada. O Sport encerrou a 35ª rodada na 6ª colocação, mas estava com apenas 52 pontos, cinco a menos que o Bahia, 4º colocado. Ou seja, é bom o Leão aprender com os erros do passado para não se dar mal nesta edição da Série B.