Resistindo ao tempo, à concorrência de competições mais atrativas e ao aperto no calendário, os Estaduais lutam para manter seu encanto. Pautado na rivalidade do trio de ferro da capital, Sport, Náutico e Santa Cruz, no emergente Retrô e em times tradicionais do interior, como o Central, o Campeonato Pernambucano segue nesse contexto e terá a sua largada neste sábado (11). A 111ª edição do certame local terá dez clubes em busca do título e de vagas nos torneios nacionais.
Saiba mais
A primeira rodada terá quatro jogos neste sábado (11), inclusive as partidas dos três grandes. O Santa Cruz estreia fora de casa contra o Decisão, em Sertânia, às 16h. Já o Náutico recebe o Petrolina nos Aflitos, às 16h30, enquanto o Sport enfrenta o Afogados no Vianão, em Afogados da Ingazeira, às 18h30. Mais tarde, às 20h30, o Central mede forças com o Jaguar no Lacerdão, em Caruaru. Já no domingo (12), o Retrô encara o Maguary na Arena de Pernambuco, às 17h.
Maiores campeões, Sport (44 títulos), Santa Cruz (29) e Náutico (24) vão ter de novo no encalço o Retrô, vice-campeão em 2022 e 2023. A Fênix - mesmo com a eliminação na 1ª fase da Seletiva da Copa do Nordeste, assim como o Santa Cruz -, chega respaldado pelo acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Lembrando que o Leão (atual bicampeão) vai começar a competição com o time Sub-20, uma vez que o elenco principal se reapresentou perto da virada do ano, em virtude das férias após o acesso para a Série A do Brasileiro. A garotada será comandada pelo técnico César Lucena. Enquanto isso, o português Pepa vai trabalhando o time principal, com remanescentes como Caíque França, Rafael Thyere, Dalbert, Fabrício Dominguéz, Barletta e Lucas Lima (ainda resolvendo detalhes da sua vida com o Santos). Foram três contratações até agora: o lateral-direito Hereda (ex-CRB e Náutico), Gustavo Maia (ex-Náutico) e o atacante português Gonçalo Paciência (ex-Sanfrecce Hiroshima-JAP).
Vice no ano passado, o Náutico manteve uma base, mesmo com o fracasso na Série C. Destaque para os meio-campistas Sousa, Marco Antônio e Patrick Allan, além dos atacantes Paulo Sérgio e Bruno Mezenga. Das caras novas, olho no goleiro Wellerson (ex-Anápolis), no zagueiro Fágner Alemão (ex-Operário-PR), no lateral-esquerdo Igor Fernandes (ex-Ferroviária) e no atacante Hélio Borges (ex-Ituano). Todos já à disposição do técnico Marquinhos Santos, que vem do América-RN.
No Santa Cruz, foram 19 contratações indicados pelo técnico Itamar Schülle e do executivo Harley Menezes. Destaque para o zagueiro Everton Sena, revelado pelo próprio Tricolor do Arruda, e os atacantes Douglas Skilo e Jhonatan Ribeiro, ambos com experiência na Terceira Divisão, um série acima do que o Santa se encontra hoje. Aliás, o Estadual é o caminho para os corais garantirem calendário para 2026, caso não consigam subir para a Terceirona este ano.
Entre os interioranos, o Central aposta no técnico Rafael Jaques (ex-atacante do Sport) para fazer um bom papel. Lembrando que a Patativa também vai disputar a Série D do Brasileiro. Petrolina, Afogados e Maguary também disputaram o Estadual do ano passado. Já os novatos são Decisão, de Sertânia, e Jaguar, de Jaboatão dos Guararapes.
REGULAMENTO
O sistema de disputa é o mesmo dos últimos anos. Os times se enfrentam em turno único, com os seis mais bem colocados avançando para a próxima fase. Os dois primeiros se credenciam diretamente para as semifinais, enquanto os times do 3º ao 6º lugar disputam as quartas de final em jogos eliminatórios. Já os três últimos colocados serão rebaixados para a Série A2 em 2026.
O Campeonato Pernambucano oferecerá três vagas para a Copa do Brasil de 2026 e duas vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro.
TRANSMISSÃO
O Campeonato Pernambucano terá a transmissão pela Globo, Canal Goat e TV FPF (streaming). Confira abaixo os confrontos da primeira rodada:
Sábado (11/01)
16h - Decisão x Santa Cruz – Estádio Odilon Ferreira, em Sertânia (Goat e TV FPF)
16h30 - Náutico x Petrolina – Estádio dos Aflitos (TV Globo)
18h30 - Afogados x Sport – Estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira (TV FPF e Goat)
20h30 - Central x Jaguar – Estádio Lacerdão, em Caruaru (canal da FPF no YouTube)
Domingo (12/01)
17h - Retrô x Maguary – Arena de Pernambuco (TV FPF e Goat)
ESTÁDIOS
-Aflitos: Náutico
-Arena Pernambuco: Jaguar e Retrô
-Arruda: Santa Cruz
-Arthur Tavares de Melo (Bonito): Maguary
-Ilha do Retiro: Sport
-Lacerdão (Caruaru): Central
-Odilon Ferreira (Sertânia): Decisão
-Paulo Coelho (Petrolina): Petrolina
-Vianão (Afogados da Ingazeira): Afogados
TÉCNICOS
Pepa - Sport
Itamar Schülle - Santa Cruz
Marquinhos Santos - Náutico
Dico Woolley - Retrô
Rafael Jaques - Central
Alexandre Lima - Afogados
Rui Sacramento - Petrolina
Sued Lima - Maguary
Higor César - Decisão
Pedro Manta - Jaguar
TÍTULOS
Sport - 44
Santa Cruz - 29
Náutico - 24
América - 6
Torre - 3
Tramways - 2
Flamengo do Recife - 1
Salgueiro - 1
MAIORES HEGEMONIAS
Náutico - hexa (1963/64/65/66/67/68)
Santa Cruz - penta (1969/70/71/72/73)
Sport - penta (1996/97/98/99/2000) e (2006/2007/2008/2009/2010)