Esportes DP

DIARIO ESPORTIVO

Beto Lago: "Quando o Sport comandado por Pepa mostrará um futebol convincente?"

Leão foi eliminado da Copa do Brasil pelo Operário de Várzea Grande (MT)

postado em 26/02/2025 08:24 / atualizado em 26/02/2025 08:34

<i>(Foto: Paulo Paiva/Sport)</i>
Decepção leonina
A eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, diante do modesto Operário/VG, marca a primeira grande decepção da temporada para o Sport. Essa situação gera uma pergunta angustiante entre os torcedores: quando o time comandado por Pepa mostrará um futebol convincente? No primeiro tempo, o Leão teve mais posse de bola, mas faltou efetividade nas finalizações. As melhores oportunidades nos primeiros 20 minutos vieram de escanteios. Aos 23 minutos, Fabrício Dominguez quase abriu o placar, com um chute que carimbou a trave. Em outro momento, Antônio Carlos também desperdiçou uma chance clara. O Operário, por sua vez, se defendeu bem e buscou explorar os contra-ataques, ou esperar por falhas na defesa rubro-negra. Rivera atuou como um terceiro zagueiro, saindo com a bola, enquanto Fabrício Dominguez busca o jogo. Atencio teve dificuldade no meio-campo, Carlos Alberto não rendeu e Pablo perdido entre os zagueiros adversários. No segundo tempo, o rendimento do Leão caiu drasticamente.

Mesmo com as mudanças feitas por Pepa, incluindo a estreia de Sérgio Oliveira, o time se mostrou sem força ofensiva, apostando demasiadamente em cruzamentos. Em uma jogada, Paciência quase marcou de cabeça, mas em outra, Antônio Carlos fez o papel de salvador para o Sport. Nos minutos finais, com Barletta machucado, o Leão tentou, inutilmente, mas o empate levou à disputa de pênaltis. Caíque França chegou a pegar o primeiro, mas o goleiro Luiz Henrique brilhou ao defender os pênaltis de Paciência e Rivera. O resultado foi a eliminação precoce da Copa do Brasil, trazendo um enorme prejuízo financeiro e, principalmente, uma preocupação quanto ao futuro da equipe na temporada. Com 14 partidas disputadas, o Leão ainda não apresentou um modelo de jogo consistente, o que é alarmante, considerando as várias opções e as mudanças promovidas por Pepa. 

Propositivo
Vencer o CSA, hoje, no Rei Pelé, é essencial para que o Náutico retorne ao G4 do seu grupo na Copa do Nordeste. Mas, fica a dúvida: qual Timbu veremos em campo? A irregularidade do time treinado por Marquinhos Santos nos últimos jogos tem gerado apreensão entre os torcedores. Outro aspecto que o treinador precisa parar é na insistência com três volantes, especialmente em partidas onde o Alvirrubro precisa ser mais propositivo.

Melhorar a imagem
As entrevistas de treinadores e auxiliares após os jogos têm sido desastrosas, repletas de desculpas que lembram o ditado "se colar, colou". Há momentos em que o silêncio fala muito e não comete erros. Essa estratégia de minimizar falas equivocadas pode ser uma tática eficaz.

Semifinais
A FPF confirmou as semifinais no domingo (Sport x Decisão) e na segunda (Náutico x Retrô). Defendi que as partidas deveriam ser realizadas no domingo, desde que o duelo entre Timbu e Fênix fosse transferido para a Arena de Pernambuco. No entanto, reconheço que o Alvirrubro não deve abrir mão da vantagem de jogar em casa, nos Aflitos. Vale lembrar que ambas as partidas serão disputadas com portões fechados. 

Tags: sport futebol pepa copa do brasil