Esportes DP

SPORT

Sport x Fortaleza: um ano depois do atentado ao ônibus, times se reencontram em clima hostil no Recife

Nos últimos anos Pernambuco tem sido palco de grandes tragédias, Clássico das Multidões, Ônibus do Fortaleza, Vaso Sanitário e Lucas Lyra

postado em 03/02/2025 15:00 / atualizado em 03/02/2025 15:10

Por Lucas Valle:
<i>(Foto: Matheus Amorim/Fortaleza)</i>
Em meio a toda confusão dos últimos dias na capital Pernambucana. Sport e Fortaleza se enfrentam nesta terça-feira (04), às 21h30. A partida acontece na Ilha do Retiro e marca quase um ano da tragédia envolvendo o ônibus da delegação do tricolor do Pici e a torcida organizada do Leão da Ilha. 

Ano novo… tudo igual. O clássico entre os Leões do Nordeste acontece pela primeira vez em 2025. A partida não contará com torcida devido aos acontecimentos dos últimos dias envolvendo as torcidas organizadas do Sport e Santa Cruz, que protagonizaram uma cena de terror nas ruas de Recife . A decisão foi tomada pela Governadora Raquel Lyra (PSDB) em coletiva na sede do Centro de Integrado de Operações (Ciods), no Recife.
“Em portaria a ser expedida hoje (01) no Diário Oficial, onde proíbe nos próximos cinco jogos de Sport e Santa Cruz a presença de torcida dentro do estádio”, afirmou a Governadora.
 
 
Com a partida se aproximando, vale lembrar que há quase um ano ocorreu outra tragédia envolvendo os clubes. A organizada do Sport atacou o ônibus do Fortaleza, atirando pedras que acabaram ferindo seis jogadores, que foram encaminhados para o hospital.
 
Na época os membros da organizada que foram identificados pelos seus atos criminosos, foram presos e alguns meses depois foram soltos pela Justiça. Após os atos criminosos ocorridos neste Clássico das Multidões, a delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil de Pernambuco, Beatriz Leite, afirmou em entrevista à TV Gaurarapes, que 13 pessoas foram presas, uma delas também estava envolvida no ataque ao ônibus do Fortaleza, em 2024.

“O presidente de uma das torcidas organizadas do Sport e uma das pessoas que já havia sido presa por envolvimento no ataque ao ônibus da delegação do Fortaleza”, explicou a Delegada sobre quem estava envolvidos nessas 13 prisões.
De acordo com a Delegada, o envolvimento da mesma pessoa em dois ataques diferentes  “mostra que essas pessoas estavam de fato associadas e com a intenção de praticar esses atos que a gente viu no sábado”, relatou. 
<i>(Foto: Paulo Paiva/ Sport)</i>
 

PERNAMBUCO PALCO DE GRANDES TRAGÉDIAS
Nos últimos anos, Pernambuco testemunhou inúmeras tragédias envolvendo os torcedores de futebol, ou a falta deles. A equipe de reportagem do DP Esportes separou os quatro desastres mais marcantes, em relação à violência envolvendo o esporte. Veja quais são:

Clássico das Multidões 
A mais recente aconteceu no sábado, dia 1° de fevereiro. Organizadas de Sport e Santa Cruz protagonizaram cenas de guerra na cidade do Recife, com muita violência durante todo o tempo anterior à partida. Até o momento 13 pessoas foram encaminhadas para os hospital.
Ônibus do Fortaleza
O ocorrido em 2024, quando os torcedores da organizada do Sport atacaram o ônibus da delegação do Fortaleza após a partida. A agressão levou seis jogadores do Tricolor do Pici para o hospital.
Vaso Sanitário
Em 2014, na partida entre Santa Cruz e Paraná, no Estádio do Arruda, um torcedor acabou morto após um dos integrantes da organizada do Santa Cruz arremessar um vaso sanitário e atingir Paulo Ricardo Gomes da Silva na cabeça.
Lucas Lyra 
Em 2013, outro desastre aconteceu. Lucas Lyra, jovem torcedor do Náutico estava a caminho da partida, quando se iniciou uma briga entre as organizadas de Sport e Náutico. José Carlos Feitosa Barreto, segurança da empresa que fazia a escolta do veículo, atirou na cabeça do torcedor alvirrubro. O jovem ficou internado por 3 anos. 

 

Tags: sport fortaleza torcida tragédia ônibus 13 pessoas presas beatriz leite