Esportes DP

SPORT

Sport ganha força para início da Série A e passa por 'reviravolta' na temporada

Leão segue afastando os fantasmas dos grandes jogos e pode chegar confiante no Brasileiro

postado em 18/03/2025 07:00 / atualizado em 18/03/2025 08:09

<i>(Foto: Rafael Vieira / FPF)</i>
É preciso reconhecer que o Sport de 2025, visto nos primeiros jogos da temporada, não é o mesmo que se aproxima de uma decisão de Campeonato Pernambucano e já vê o Campeonato Brasileiro batendo à porta. Com pelo menos cinco alterações na escalação e mudança de postura durante as partidas, o técnico Pepa já parece ciente do que vai enfrentar daqui em diante.

 

 Belo momento no Pernambucano e na Copa do Nordeste

 

Do time que vinha fazendo uso de rodízios na escalação e entrando desconfiado nos grandes confrontos, o Rubro-Negro vem de uma classificação à final do Campeonato Pernambucano, superando o rival Santa Cruz, líder da 1ª fase do Estadual, pelo placar de 3 a 0 no agregado. Agora, a missão de conquistar o tricampeonato tem o Retrô como oponente final.

 

Além do sucesso estadual, o Sport pode se orgulhar de ter garantido vaga antecipada nas quartas de final da Copa do Nordeste. Líder do Grupo A até a penúltima rodada, o Rubro-Negro possui o 2º melhor ataque da competição, com 11 gols, refletindo também a força ofensiva mostrada no Campeonato Pernambucano.

 

<i>(Foto: Rafael Vieira / FPF)</i>
Sport que impõe seu jogo, mas ainda peca nas finalizações

 

Derrotas nos primeiros clássicos contra Santa Cruz e Náutico, eliminação na 1ª fase da Copa do Brasil e atuações apagadas em jogos truncados: esses foram alguns momentos que o Sport enfrentou e precisou se reinventar para continuar brigando por títulos. Desde o início da temporada, ficou claro que a ideia rubro-negra era colocar seu estilo de jogo em prática, mas era necessário ajustes.

 

Sem sucesso em algumas ocasiões, a equipe foi ganhando ritmo ao longo dos confrontos. Mesmo com alto volume ofensivo e criação de oportunidades, é preciso acertar o encaixe da equipe titular e converter as chances. Quem reconhece a cobrança da torcida por evolução é o próprio técnico Pepa, que está ciente da necessidade de melhorar a pontaria.

 

"Mas isso é trabalho. É ter mais frieza na frente do gol. Com naturalidade, vamos melhorar esse tipo de eficácia", afirmou o treinador.

 

<i>(Foto: Rafael Vieira / FPF)</i>
Reforços e mudanças na escalação

 

O Sport parece estar definindo sua "cara" para a sequência da temporada. Destaques para o zagueiro João Silva, o meia Sérgio Oliveira e o atacante Paciência. O "trio português" vem ganhando espaço entre os onze titulares.

 

Pepa já esperava por reforços que se encaixassem no seu estilo de jogo e teve que fazer mudanças na escalação devido a lesões de atletas. Hereda pede passagem na lateral, Rivera já domina o meio-campo, e o setor ofensivo pode se aproveitar das diversas opções entre remanescentes e caras novas.

 

"Não tínhamos condições de repetir o onze. Não tínhamos. Eu sei que fui muito criticado por causa do rodízio, mas não tínhamos condições de repetir o onze duas vezes seguidas. Agora temos condições disso", pontuou o treinador.

 

<i>(Foto: Rafael Vieira / FPF)</i>
O que esperar na Série A e para a sequência da temporada

 

É cedo para cravar o que pode ser do Sport no restante do ano, mas, com o Brasileirão começando já no fim de março, é possível imaginar o que o clube leonino pode demonstrar na elite do futebol nacional.

 

A campanha sólida no Campeonato Pernambucano e na Copa do Nordeste mostra que o Leão possui capacidade de manter um bom nível de competitividade. A chegada à final do estadual deve proporcionar a confiança necessária para os desafios da Série A.

 

Mais forte fisicamente e com o elenco praticamente completo à disposição muito em breve, a expectativa é que Pepa possa fazer os ajustes necessários e enfrentar os desafios da primeira divisão. Enfrentando grandes adversários em termos de elenco, o Sport precisará extrair o máximo do seu time. A equipe deve se concentrar em evitar o Z-4 e, dependendo do crescimento, buscar uma vaga nas competições internacionais.

Tags: a série brasileiro campeonato brasileirão pernambucano pepa nordeste do copa sport