Presidente do Sport reforçou insatisfação ao desempenho da arbitragem na derrota do Leão para o Palmeiras (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)
Após o jogo contra o Palmeiras e o polêmico pênalti marcado para o clube paulista no confronto deste domingo (06), pela segunda rodada do Brasileirão, o presidente do Sport, Yuri Romão, não poupou críticas à arbitragem brasileira. O Leão foi derrotado pelo placar de 2 a 1, na Ilha do Retiro.
Em entrevista concedida ao programa De Primeira, do UOL, nesta segunda, o mandatário leonino expressou sua indignação com os erros cometidos por árbitros no Campeonato Brasileiro.
"Todas as rodadas, não é só com o Sport, mas com vários clubes. Eu vi a questão do Cruzeiro e do Santos, que, graças a Deus, voltaram atrás, porque foi um erro gigantesco. A gente precisa mudar isso", comentou Yuri.
Ele ainda destacou que, enquanto o futebol brasileiro apresenta avanços, a arbitragem parece seguir um caminho contrário do que é almejado pelos clubes.
"É como o vice-presidente Guilherme Falcão foi muito feliz na fala: o futebol brasileiro vem evoluindo bastante, só que a arbitragem, em vez de seguir junto, está caindo. O nível está horrível", afirmou Yuri.
ARBITRAGEM ESTRANGEIRA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Diante da insatisfação com o apito nos torneios nacionais, o presidente do Leão tocou no tema e reforçou uma possível medida que venha acontecer no futebol brasileiro: a importação de árbitros estrangeiros para atuarem no Campeonato Brasileiro.
"Se os nossos árbitros não mudarem, vai acontecer o mesmo que com os técnicos e atletas. Hoje, eu tenho oito atletas estrangeiros e uma comissão técnica estrangeira. Então, por que não colocar árbitros de fora?! E não estou falando contra o Sport — estou falando de todos os jogos, das Séries A e B."
Na tarde desta segunda (07), Yuri Romão defendeu punições severas aos árbitros: "Primeiro, não apitar mais jogos do Sport. Se ele vier aqui a Pernambuco, precisa pedir autorização à Secretaria de Defesa Social — essa é a primeira coisa. Segundo, que passe o resto do ano em casa, estudando, fazendo alguma coisa. O certo era os dois serem banidos do futebol", completou.
ÁRBITROS DE SPORT X PALMEIRAS E INTERNACIONAL X CRUZEIRO FORAM AFASTADOS
Ainda nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o afastamento das equipes de arbitragem que atuaram nos jogos Sport x Palmeiras e Internacional x Cruzeiro, incluindo árbitros de campo e os responsáveis pelo VAR. A decisão foi comunicada por meio de nota oficial da Comissão de Arbitragem, que também informou que os profissionais passarão por um treinamento na próxima semana, no Rio.