Marina Bidoia vai navegar sozinha a bordo do Minina na Refeno 2023 (Foto: Reprodução Instagram )
A 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, Refeno, terá a partida neste sábado (23/09). Serão mais de 90 barcos na travessia das 300 milhas náuticas da capital pernambucana até o arquipélago. Ano passado, o Fita Azul - primeiro a chegar à ilha -, foi o pernambucano Aventureiro 4, de Hans Hutzler, que navegou em solitário na viagem.
E parece que fez escola. em 2023, dois barcos têm apenas um tripulante. O Wisdom (ARG), do comandante Carlos Blanco Fernandez é um deles. O outro é da capitã Marina Bidoia.
Ela vai encarar o desafio a bordo do Minina. Marina tem 24 anos, é paulista e a Refeno será a sua estreia navegando sozinha. E ela está pronta para encarar a aventura. “Velejo desde pequena e já naveguei mais de 5 mil milhas entre regatas e viagens. Sou Capitã Amadora e esse projeto é a junção de dois sonhos, participar da Refeno e velejar sozinha”, disse Marina, que está bastante empolgada.
Na verdade, a luta para correr a Refeno vem sendo travada há algum tempo. Marina chegou até a criar uma vaquinha virtual para conseguir participar da Refeno.
Píer do Cabanga Iate Clube de Pernambuco está lotado para a Refeno 2023 (Foto: Divulgação/Cabanga)
“Velejar sozinha é o maior nível de aprendizado que se pode ter na navegação. É aprender a confiar em si, a tomar decisões e arcar com suas consequências, é cuidar do barco e de si. É o maior desafio que já me propus a realizar e depois de anos velejando em barcos com tripulações grandes, uma temporada velejando em dupla no Atlântico Norte, sinto que estou pronta para este desafio. É um passo muito importante, então quero fazer isso em águas brasileiras, prestigiando a maior regata do país. Nunca fui a Noronha e a Refeno é o sonho de todo velejador”, complementou.
A partida da 34ª Refeno será neste sábado (23/09), a partir das 11h30, do Marco Zero do Recife, aberto ao público.