Veleiro Zagaia, que capotou no retorno do arquipélago (Foto: Divulgação/Refeno)
O veleiro Zagaia capotou durante o retorno do arquipélago de Fernando de Noronha ao Recife após participar da 34ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). Em nota, a organização da regata informou que os procedimentos de resgate foram acionados e todos os cinco tripulantes da embarcação foram resgatados em segurança.
A tripulação recebeu o apoio do barco Beleza Pura 2, que estava próximo durante o ocorrido, e realizou o resgate do comandante do Zagaia, Eurico Pincovsky, e toda sua tripulação, formada por Paulo Rocha, Paulo Collier, Paulo Hilarião e Araí Braga. Em seguida, todos foram abrigados no Verano 2, um veleiro maior.
A organização da Refeno ressaltou também que todas as embarcações são inspecionadas e enfatizou que nunca teve casos de naufrágio.
“A organização da Refeno ressalta que todas as embarcações passam por uma criteriosa inspeção da Marinha do Brasil para participar da regata com a máxima segurança. Ao longo de sua história, a Refeno nunca teve casos de naufrágio, nem ida e nem na volta. A regata preza sempre pela segurança de todos os participantes”, informou o comunicado.
O Zagaia terminou a regata no 46º lugar ao concluir a regata em 41h57m18s. Já classe Catamarã C, o barco ficou na quarta colocação.