Esportes DP

PAN-AMERICANO 2023

Confira os pernambucanos que estarão no Pan 2023; Brasil espera terminar no top-3

A delegação brasileira conta com 11 pernambucanos e pernambucanas; delegação é a maior da história do país na competição

postado em 20/10/2023 16:41 / atualizado em 21/10/2023 17:37

<i>(Foto: Rafael Bello/COB)</i>
O Pan-Americano de Santiago, no Chile,  começa oficialmente hoje (20) e irá contar com a maior delegação brasileira fora do país. São 635 atletas, contando com 11 pernambucanos e pernambucanas. O nordeste contará com 68 representantes, e espera contribuir para o Time Brasil consiga seu maior objetivo na competição: terminar entre o top-3 no quadro geral de medalhas.


Oito modalidades contarão com a presença de pernambucanos nestas edições dos jogos: Atletismo, boxe, handebol, hóquei, hóquei sobre a grama, judô, natação, tiro esportivo e vela. o destaque fica por conta de Renata Arruda, que faz parte do domínio brasileiro no handebol feminino. A seleção ganhou todos os títulos do Pan-Americano na modalidade desde 1999, e segue sendo a favorita.


Ainda na região nordeste, podemos esperar boas apresentações de Isaquias Queiroz. O baiano possui quatro medalhas olímpicas na canoagem de velocidade, e espera terminar o ano de competições em alta nas provas de Santiago. Já a sua conterrânea, Ana Marcela Cunha vai em defesa do título da competição já que a atual campeã Pan-Americana e olímpica, acumulando 14 títulos mundiais.

<i>(Foto: Reprodução)</i>
 


Quem também é campeã mundial, mas vai estrear em Pan-americanos é a maranhense Rayssa Leal. A skatista foi o destaque nas olimpíadas de Tóquio conquistando uma prata, e é promessa de ouro para o Brasil. Com 15 anos, já acumula títulos internacionais na SLS, principal liga do Skate do mundo.

 


No atletismo, o Brasil conta com o talento de Erik Cardoso, primeiro atleta brasileiro a correr os 100 metros abaixo dos dez segundos. Além dele, teremos a volta de Paulo André, que desponta como um dos principais talentos da geração.

 

No arremesso de peso, Darlan Romani fez sucesso nas redes sociais durante as Olimpíadas de Tóquio, apesar de não conseguir nenhuma medalha. Entretanto, vem em crescente na carreira e foi campeão mundial ano passado. É o favorito para a medalha de ouro.


No judô, Rafaela Silva é o grande nome do país na modalidade, campeã no Rio 2016 e atual campeã mundial. No masculino, Daniel Cargnin tenta a reviravolta na carreira, após um período afastado dos tatames por lesão. Em Tóquio, conseguiu a medalha de bronze.


Na ginástica, contaremos mais uma vez com as apresentações incríveis de Rebeca Andrade, que não contará com a concorrência de Simone Biles nesta edição do Pan-americano. Rebeca subiu em todos os pódios que concorreu na última edição do mundial de ginástica, no final de outubro deste ano. Quem também conseguiu medalha foi Flávia Saraiva, e tenta seguir medalhando em Santiago.

 

 

 

 

Confira os pernambucanos:

 

ATLETISMO                    Mirelle Leite                       3.000m com obstáculos

 

ATLETISMO                    José Fernando Santana       Decatlo

 

BOXE                             Caroline Almeida                 50kg

 

HANDEBOL                      Renata Arruda                    (na seleção)

 

HÓQUEI SOBRE GRAMA    Stéphane Vehrle-Smith        (na seleção)

 

JUDÔ                             Amanda Lima                      48kg

 

JUDÔ                             Kayo Santos                       100kg

 

NATAÇÃO                        Clarissa Rodrigues              100m borboleta

 

NATAÇÃO                         Julia Góes                         100m costas

 

TIRO ESPORTIVO             Roberth Vieira                    Skeet

 

VELA                               Bruna Martinelli                   iQFOil
 

Tags: pan-americano santiago chile brasil time arruda handebol pernambuco skate rayssa rebeca