Esportes DP

PAN-AMERICANO 2023

Rayssa Leal conquista primeiro ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos

O Brasil fez uma "dobradinha" no skate street feminino, com Pâmela Rosa conquistando a medalha de prata

postado em 21/10/2023 13:22 / atualizado em 22/10/2023 16:13

<i>(Foto: MARTIN BERNETTI/AFP)</i>
Rayssa Leal, 15 anos, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Na manhã deste sábado (21/10), a "fadinha", como ficou conhecida, liderou a disputa no skate street, e fechou com 236,98 pontos.

O Brasil também conquistou a prata. O segundo lugar ficou com Pâmela Rosa, 24 anos, que fechou com 211,34 pontos. Em terceiro lugar ficou a norte-americana Page Heyn, com 176,35.

 

Rayssa nasceu na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Ela conquistou a medalha de prata em Tóquio na estreia do skate como modalidade olímpica, e tornou-se a brasileira mais jovem a ganhar uma medalha olímpica, aos 13 anos.

Em novembro do ano passado, ela tornou-se campeã mundial de skate com apenas 14 anos de idade.

 

MASCULINO 

 

O Brasil teve um dia perfeito no skate street, no sábado (21) em Santiago (Chile), nos Jogos Pan-Americanos. Após garantir o ouro na prova feminina com Rayssa Leal na parte da manhã, à tarde o destaque foi Lucas Rabelo, que também brilhou na Explanada de Deportes de Contacto para ficar no lugar mais alto do pódio.

 

“Conseguimos montar uma estratégia boa. Já tendo experiência com outros eventos, eu tinha mais ou menos noção de cada nota de cada manobra, porém as notas eram bem altas, então ficava aquela dúvida se seria tudo isso ou menos, mas graças a Deus deu tudo certo, as notas foram boas e eu consegui acertar as manobras que estava planejando”, declarou o brasileiro, que somou o total de 264,65 pontos para ficar com o ouro.