Maria Clara Pacheco fez final luta muito equilibrada contra a canadense Skylar Park (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)
Com a ajuda valiosa de nomes da nova geração, o taekwondo brasileiro chegou a três medalhas nos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023. Com apenas 20 anos, Maria Clara Pacheco conquistou a prata na categoria até 57kg após uma luta muito equilibrada contra a canadense Skylar Park, no domingo (22). Já Lucas Ostapiv, de 25, ficou com o bronze até 80kg.
Maria Clara abriu a luta vencendo o primeiro round por 5/8. No segundo round, a canadense chegou a abrir 15/9, levando o confronto para o round de desempate. Maria Clara chegou nos segundos finais à frente, com o placar em 14/15, mas acabou tomando uma punição e foi superada. O resultado mostra que a santista, bronze no Mundial em maio deste ano, está no caminho certo em busca de feitos cada vez maiores.
"A gente acaba se cobrando um pouquinho demais por estar nesse meio competitivo e tão de alto nível que é o nível dos Jogos Pan-americanos, então estou sim frustrada por ter perdido a medalha de ouro, mas estou muito feliz com toda a temporada. Foi algo que realmente me surpreendeu, sempre espero meu melhor, mas não imaginava que viria tão rápido, com o bronze no Mundial e agora a prata nos Jogos Pan-americanos.”
E O TAEKWONDO? MAIS MEDALHAS! %uD83E%uDD4B
Maria Clara Lima (-57kg) %uD83E%uDD48 e Lucas Ostapiv (-80kg) %uD83E%uDD49 aumentam o número de medalhas do Taekwondo brasileiro nos Jogos Pan-americanos
É o Time Brasil mandando Brasa em Santiago! %uD83D%uDC9A%uD83D%uDC9B
Assista aos Jogos Pan-Americanos ao vivo e de graça:
Assim como Maria Clara, Lucas Ostapiv fez sua estreia em Jogos Pan-Americanos. Ele venceu a primeira luta contra o Jamaicano Brandon Sealy por 2/1. Em seguida, nas quartas, foi derrotado pelo americano Carl Nikolas por 2/0 e, na repescagem, garantiu o bronze para o Brasil. Na luta contra David Robleto, da Nicarágua, o brasileiro abriu bem a primeira parcial, com 5/3, e fechou o segundo round com 3/2, para fazer 2/0.
A brasileira Caroline Santos também disputaria o bronze na categoria até 67kg contra a americana Kristina Teachout, mas acabou não lutando devido a dores na perna esquerda. Para evitar uma lesão mais séria, a atleta decidiu se poupar para as próximas competições ainda neste ano.