
A competição ocorrerá no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, com 11 rodadas, e distribuirá R$ 40 mil em prêmios. O evento é promovido pela CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), com organização e direção do presidente da FPEX (Federação Pernambucana de Xadrez), Yoshio Hiramine. Este ano, o Brasileirão de Xadrez tem um atrativo extra para os jogadores: os 3 melhores colocados integrarão a Equipe Olímpica do Brasil, que disputará a Olimpíada de Xadrez no próximo ano.
Para Yoshio Hiramine, o fato de a maior competição do xadrez brasileiro ser realizada no Recife mostra que a capital pernambucana está preparada para grandes eventos na modalidade. “Importante destacar que este é o 2º ano consecutivo que o Campeonato Brasileiro acontece no Recife. Para isso, contamos com a confiança da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) e de patrocinadores. Nossa meta é em um futuro próximo promover aqui um grande torneio internacional”, disse ele.
Estas grandes competições propiciam o intercâmbio com jogadores de outros lugares e favorece o desenvolvimento do xadrez. A primeira rodada do Brasileirão de Xadrez começa às 19h de amanhã (dia 13). Até esta terça-feira (dia 12) já havia 176 jogadores inscritos. O ritmo de jogo, para cada jogador, será de 1h30, com acréscimo de 30 segundos por lance, o que significa que a partida pode ter até 4h de duração.
