
Essa foi a primeira vitória brasileira sobre um europeu na história do torneio. O resultado diante dos donos da casa colocou a seleção na segunda colocação do Grupo E, atrás apenas de Portugal, que mais cedo venceu os Estados Unidos.
O jogo começou com domínio inicial da Noruega. O time da casa chegou a abrir 4 a 0 no placar. A reação brasileira começou com o lateral Haniel, que explorou bem os tiros de 9 metros e marcou os quatro primeiros tentos do Brasil.
Ainda na primeira etapa, o goleiro Rangel da Rosa também chamou atenção, e, com ótimas defesas, impediu quatro chegadas perigosas dos noruegueses.
Ainda na primeira etapa, o goleiro Rangel da Rosa também chamou atenção, e, com ótimas defesas, impediu quatro chegadas perigosas dos noruegueses.
Pouco a pouco, a Seleção Brasileira conseguia se impor, para equilibrar bem a partida. Ainda assim, os 30 minutos iniciais terminaram com vantagem de dois gols, com 14 a 12 marcando no placar.
No segundo tempo, o equilíbrio entre as equipes persistiu, em uma atuação de gala tanto de Rangel, quanto de Mateus Buda. Os goleiros fecharam o gol brasileiro, e impediram os avanços dos noruegueses. No ataque, Haniel, Bryan e Panda também não deixavam a desejar.

No fim, o placar terminou em 29 a 26. No último minuto, Rangel ainda pegou um último tiro de 7 metros para fechar a partida com chave de ouro.
“Começamos o jogo um pouco devagar. Talvez pelo nervosismo da estreia e pela atmosfera da torcida, que complicou um pouco. Porém durante o jogo a gente foi se soltando e contamos com uma excelente apresentação do Rangel, que fez excelentes defesas com toda a equipe contribuindo no sistema defensivo. Acredito que parte desta vitória de hoje, o Rangel nos ajudou muito”, afirmou o técnico Marcus Tatá.
Dono da partida, o goleiro Rangel comemorou bastante a vitória diante dos noruegueses. “Gostaria agradecer a Deus por estar aqui e ter a oportunidade de ter feito este jogo incrível, e eu agradeço a ele. Evidente que estou muito feliz porque todos sabíamos que seria um jogo muito complicado diante da Noruega, uma grande seleção e diante da sua torcida. Agora é focar na próxima partida para mantermos este ritmo dentro de quadra”, declarou.
O Brasil está no Grupo E do Mundial de Handebol 2025, que segue até 2 de fevereiro. A seleção encara agora Estados Unidos, na sexta (17), e Portugal, no domingo (19), para encerrar a primeira fase.
As três primeiras colocadas avançam à segunda fase, que também será realizada em formato de grupos. Nesta nova etapa, as duas primeiras equipes de cada chave avançam ao mata-mata, que começa nas quartas de final.
Esta é a 17ª participação da Seleção Brasileira no Mundial de Handebol. O melhor resultado foi o nono lugar em 2019. Na última edição, a equipe chegou até a segunda fase, mas foi eliminada e terminou na 17ª colocação.