Renata Arruda, pernambucana goleira da Seleção Brasileira (Foto: Reprodução/Instagram)
A Seleção Brasileira feminina de Handebol foi oficialmente convocada para a olimpíada de Paris 2024, técnico Cristiano Rocha anunciou a lista com as 14 escolhidas, nesta quinta-feira (4). A goleira pernambucana Renata Arruda fez parte das atletas convocadas e irá participar de seu segundo Jogos Olímpicos seguido, após Tóquio 2020.
Goleira natural de Olinda foi destaque e recebeu o prêmio de melhor jogadora (MVP) das finais da Europa League feminina de Handebol, atuando pelo CS Gloria 2018, da Romênia. Com seu destaque em solo europeu, Renata esteve na lista para representar o Brasil pela segunda Olimpíada seguida e venceu concorrência com a histórica goleira Babi, campeã do mundo em 2013 pelo Brasil, que ficou como suplente nesta convocação.
ORIGEM
Nascida em Olinda, Renata Arruda iniciou seu contato com o Handebol em 2010, no Colégio Imaculado Coração de Maria. Com sucesso imediato, Renata foi para o Clube Português do Recife e já conquistou suas primeiras medalhas como goleira de Handebol.
Com já sucesso pela Seleção Brasileira Juvenil, goleira pernambucana deixou o país em 2017, aos 18 anos, e foi atuar pelo Handebol Espanhol. Renata atualmente tem 25 anos e, após passagem pela Espanha, está atuando pelo CS Gloria 2018, da Romênia.
Confira lista com todas as convocadas para o Handebol Feminino na Olimpíada
Goleiras:
Renata
Gabi
Pontas:
Larissa
Jéssica
Adriana
Pivôs:
Marcela
Tamires
Armadoras e Centrais:
Bruna
Gabriela Bitolo
Mariane Fernandes
Giulia
Paty Matieli
Jhenniferr
Suplentes:
Babi
Samara
Ana Cláudia
SELEÇÃO EM PARIS
As brasileiras estão no grupo B da competição e terão como adversárias na primeira fase; Angola, Espanha, França, Holanda e Hungria. A estreia do Brasil acontece no dia 25 de julho, contra as espanholas às 09h (Horário de Brasília).
PERNAMBUCANOS GARANTIDOS EM PARIS
Agora são cinco pernambucanos garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: Balotelli (decatlo), Carol Naka (boxe), Cristiano Rocha (técnico do Handebol) e Érica Sena (marcha atlética) são os demais, além de Renata Arruda.