Esportes DP

ELIMINATÓRIAS

Brasil empata sem gols com a Colômbia e perde os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias

Seleção segue líder e pode selar ida ao Catar no jogo diante do Uruguai

postado em 10/10/2021 19:57 / atualizado em 10/10/2021 20:10

<i>(Foto: CBF)</i>
Em duelo atrasado válido pela quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, no Metropolitano de Barranquilla, Brasil e Colômbia empataram em 0 a 0. Com o resultado, a Seleção perde os 100% de aproveitamento na competição, mas segue na liderança, com 28 pontos.

O próximo desafio da Canarinha é contra o Uruguai, na Arena da Amazônia, em Manaus, na quinta-feira (14), às 21h30. Uma vitória no confronto pode render aos comandados do técnico Tite a classificação matemática para a Copa de 2022. 

O JOGO 

Jogando diante dos seus torcedores, a Colômbia, com um jogo veloz, até tentou impor o ritmo da partida nos primeiros minutos, mas o ímpeto logo foi abafado pela Seleção. Diferente do duelo contra a Venezuela, quando fez uma primeira etapa morosa e pouco produtiva, em Barranquilla o Brasil conseguiu controlar as ações do duelo. Com maior posse da bola, as principais investidas da Canarinha passavam pelos pés de Neymar e Lucas Paquetá, dupla que, além de apresentar boa movimentação ofensiva, foi importante sem a bola, atenta à marcação e, consequentemente, gerando contra-ataques perigosos.

Confortável em campo, o Brasil apresentou boa mobilidade, sendo o retorno de Neymar determinante para um maior dinamismo nas chegadas da Seleção, que visivelmente sentiu a falta do camisa 10 no mau jogo diante da Vinotinto. E saiu dos pés do atacante as duas melhores chances da Canarinha na etapa inicial. Na primeira delas, ainda aos 12 minutos, encontrou Paquetá dentro da área, sozinho, que se esticou o suficiente para alcançar a bola e tirar do goleiro Ospina, mas a finalização foi para fora, passando rente à trave. 

Na segunda chegada mais perigosa da Seleção, aos 30 minutos, após mais uma boa jogada de Neymar, o camisa 10 encontrou Fred na entrada da área. Em boas condições, o volante, de frente para a meta colombiana, pegou mal na bola e desperdiçou a chance. No entanto, apesar do bom volume de jogo produzido, o Brasil esbarrou em erros no 'último passe' e não conseguiu balançar as redes. Do outro lado, uma Colômbia que pouco assustou e se ateve às bolas alçadas na área do goleiro Alisson.

SEGUNDO TEMPO
 
Para os 45 minutos finais, o Brasil voltou buscando manter o panorama da primeira etapa: ter a posse de bola para dar sequência à boa movimentação feita. No entanto, a Colômbia retornou diferente, dificultando os caminhos da Seleção. Mais incisiva, a equipe da casa, passou a ditar o ritmo do confronto. E as chegadas colombianas foram variadas. Com chutes de longa distância, Quintero passou a testar Alisson, ou através de jogadas de proximidade, com a dupla Luís Diaz e Falcão García. Assim, com o ímpeto da Colômbia, até 25 minutos, o Brasil pouco fez quando passou do meio de campo.

Nesse cenário, Tite acionou os atacantes Antony e Raphinha, buscando recuperar as ações do duelo. E as mudanças surtiram efeito. Com escapes frequentes, as escolhas do técnico brasileiro imprimiram mais velocidade ao jogo brasileiro, o que facilitou a diminuição do ritmo colombiano. Saiu, inclusive, de uma boa jogada dos atacantes, a melhor chance do Brasil na segunda etapa. Após bom levantamento de Raphinha, Antony cabeceou, sozinho, obrigando Ospina a fazer grande defesa. As investidas, no entanto, não mudaram o placar do duelo.  
 
FICHA TÉCNICA 

Colômbia 0
Ospina; Medina, Mina, Cuesta e Mojica; Barrios, Jéfferson Lerma (Uribe), Quintero (Sinisterra), Luis Díaz; Róger Martínez (Borré) e Falcão Garcia (Zapata). Técnico: Reinaldo Rueda

Brasil 0

Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão (Thiago Silva) e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Lucas Paquetá; Gabriel Jesus (Antony), Neymar, Gabigol (Raphinha). Técnico: Tite
 
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
Local: Estádio Metropolitano de Barranquilla
Cartões amarelos: Borré (COL)

Tags: invicto brasil colômbia catar