Além do defensor Nino, o pernambucano Joelinton também foi convocado (Foto: Reprodução)
O pernambucano Marcílio Florêncio Mota Filho, conhecido no mundo do futebol por Nino, zagueiro do Fluminense, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Nino tem 26 anos, é natural de Recife e iniciou a carreira profissional no Criciúma. Ainda na infância, o defensor foi treinado pelo experiente técnico Barão, responsável por revelar vários jogadores para o futebol mundial, como por exemplo, o meia Otávio (Porto-PT), Matheus Cunha (Wolverhampton-Uk), Rômulo (Retrô) e entre outros. O atleta não teve grandes oportunidades no Trio de Ferro. No período de transição entre o futebol de salão e o campo, Nino que era volante na época, acabou dispensado da base do Sport.
Após uma ótima passagem pela equipe do Criciúma em 2018, chamou a atenção do Fluminense, que o contratou por empréstimo, para disputar a temporada de 2019. No ano seguinte, o clube carioca anunciou a contratação em definitivo do atleta por 5 milhões de reais. Pelo Fluminense, conquistou seu primeiro título oficial em 2022, quando sagrou-se Campeão Carioca.
No entanto, a principal conquista da carreira aconteceu em 2021, pela Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o defensor foi titular absoluto e atuou em todos os minutos do campeonato. Em relação a premiação individual, o defensor foi eleito nesta temporada pelo terceiro ano consecutivo melhor zagueiro do Campeonato Carioca.
“Hoje é um dia especial pra mim e para toda a minha família. Mais um sonho que se realiza! Tenho que agradecer a Deus e a todos que de alguma forma me ajudaram nessa caminhada. Tenho muito orgulho de ser brasileiro - e pernambucano - e vou seguir trabalhando muito pra representar nosso país da melhor forma”, escreveu Nino, nas redes sociais após a convocação.