O Brasil caiu para a quinta colocação no ranking da Fifa divulgado nesta quinta-feira (18), ao ser ultrapassado por Espanha e Inglaterra, campeã e vice da Eurocopa-2024, respectivamente.
A eliminação da seleção brasileira nas quartas de final da Copa América, diante do Uruguai (4 a 2 nos pênaltis, após um empate em 0 a 0) colaboraram para essa queda.
A Argentina, campeã do mundo e que há dias se sagrou bicampeã da Copa América, manteve seu primeiro lugar no ranking, à frente da segunda colocada França, semifinalista da Euro-2024.
Ao vencer a Colômbia na final (1 a 0 na prorrogação), a 'Albiceleste' ampliou sua vantagem sobre os franceses no topo, enquanto os colombianos entraram no Top 10, na nona colocação.
A Espanha, por sua vez, subiu ao terceiro degrau do pódio apoiada no triunfo sobre a Inglaterra na final da Eurocopa (2-1). Os 'Three Lions' subiram para o quarto lugar.
As promoções mais espetaculares foram protagonizadas pela Turquia, que foi até as quartas de final da Eurocopa e conquistou 16 posições ficando em 26º lugar. E a Venezuela, que também alcançou as quartas (da Copa América) e subiu 17 posições chegando a 37ª do ranking.
Ranking da Fifa atualizado em 8 de julho de 2024:
1. Argentina
2. França
3. Espanha
4. Inglaterra
5. Brasil
6. Bélgica
7. Holanda
8. Portugal
9. Colômbia
10. Itália