Esportes DP

AFLITOS

Náutico avança em negociação e vai assinar proposta vinculante da SAF

Representantes do clube tiveram uma longa reunião nesta quinta (13) com o grupo de investidores interessados em adquirir 90% da SAF alvirrubra

postado em 13/02/2025 23:12 / atualizado em 13/02/2025 23:26

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP)</i>
O Náutico avançou no processo de transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Na noite desta quinta-feira (13), representantes do clube tiveram uma longa reunião com o grupo de investidores interessados em adquirir 90% da SAF alvirrubra, o chamado Consórcio Timbu. 

O resultado foi positivo, com o acordo para que a proposta vinculante seja assinada já na próxima semana. A reunião foi em São Paulo. Ainda não se foi falado abertamente em valores, mas a proposta vinculante, depois de assinada, imputa obrigações contratuais entre as duas partes. 

Em entrevista ao portal GE, o advogado Roberto Pimentel, que está conduzindo as negociações, confirmou o entendimento e o começo da fase de troca de contratos. Com o andamento do processo culminando na assinatura da proposta vinculante. Haverá também uma apresentação ao Conselho Deliberativo alvirrubro. A venda também só poderá ser feita após aprovação da Assembleia Geral dos Sócios. 

O grupo que vai adquirir a SAF do Náutico é o Flashforward Group, cujo CEO é o ex-jogador Fransérgio Bastos.
 
HISTÓRICO 
O início das negociações ocorreu ainda em dezembro de 2024, quando o Náutico anunciou a assinatura da proposta não vinculante. Desde então, ocorreram prorrogações no prazo previsto para formalização da proposta vinculante. O principal motivo foram ajustes realizados na proposta pelo Consórcio Timbu, após primeiras rodadas de negociações com o Náutico. 

Com uma possível assinatura da proposta vinculante, o próximo passo será a votação da venda da SAF pelo Conselho Deliberativo do Náutico. Caso aprovada, a decisão será submetida à Assembleia Geral de Sócios, que terá a palavra final sobre a transformação do modelo de gestão do clube.
 
QUARENTENA  
Em processo para concluir a constituição da SAF, o Náutico implementou, através de Decreto Legislativo, uma “Quarentena” para os agentes envolvidos nas negociações pela SAF. O decreto já está em vigor e foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros alvirrubros.

A quarentena significa o impedimento para as pessoas envolvidas nas negociações da SAF, de qualquer função remunerada dentro do clube pelos próximos quatro anos. Decreto engloba a mesa diretoria do Conselho Deliberativo e da Comissão de Projetos Estruturantes. Além de nomes ligados ao Conselho Fiscal, a Comissão de Finanças e diretores e assessores envolvidos direta ou indiretamente em qualquer fase do processo.  

Tags: nautico saf aflitos futebol