Sport e Internacional marcam embate de duas equipes que buscam uma reação na Série A (Foto: Rafael Vieira/DP Foto e Ricardo Duarte/Internacional)
O Sport recebe o Internacional na Ilha do Retiro, neste domingo (25), às 16h, em partida válida pela 10ª rodada da Série A. Rubro-Negro e Colorado voltam a se enfrentar na elite do futebol brasileiro após quase quatro anos. Na atual temporada, as duas equipes ocupam a parte inferior da tabela. O Inter está na 15ª colocação, com dez pontos, e busca reencontrar o caminho das vitórias. Já o Sport vive uma situação ainda mais delicada, ocupando a lanterna, com apenas dois pontos conquistados.
A aposta do Leão está, principalmente, no fator casa. A Ilha do Retiro promete receber um bom público, ansioso pela primeira vitória da equipe na competição, justamente contra um adversário que também carrega uma marca negativa em 2025. O Internacional ainda não venceu como visitante nesta edição do Brasileirão, acumulando dois empates e duas derrotas longe de seus domínios.
O histórico recente do confronto aponta equilíbrio, com leve vantagem para os gaúchos. Nos últimos dez anos, Sport e Internacional se enfrentaram em dez oportunidades, com quatro vitórias para o Colorado, três empates e três triunfos para o Leão da Ilha.
SPORT
Ainda sem saber o que é vencer na Série A, o Sport teve uma semana cheia de treinamentos, buscando ajustes e uma possível retomada na competição. Sob o comando de António Oliveira, que tenta dar uma nova identidade ao time, o Rubro-Negro segue enfrentando dificuldades para apresentar um futebol consistente. A preparação foi além da parte tática, focando também no aspecto mental e físico.
O clima no CT José de Andrade Médicis foi de muito foco e trabalho intenso nos últimos dias. A novidade ficou por conta do retorno do centroavante Pablo, recuperado de um desconforto muscular na panturrilha. O camisa 92 treinou normalmente e deve ser a principal referência no ataque do Sport neste domingo.
A partida diante do Internacional também marca o último compromisso do Leão na Ilha do Retiro antes da pausa para o Mundial de Clubes da FIFA. Ciente do momento delicado e da crescente impaciência da torcida, o lateral-esquerdo Igor Cariús concedeu coletiva e pediu apoio nas arquibancadas, reforçando que o incentivo vindo das arquibancadas pode ser fundamental para que o Sport quebre o jejum e inicie a tão necessária reação na Série A.
"A gente está em um momento muito delicado, mas, desde já, quero pedir desculpas ao nosso torcedor. Também venho fazer um apelo para que a torcida compareça, porque a gente sabe que, sem eles, fica muito mais difícil reverter essa situação. Sabemos que o torcedor é o 12º jogador dentro de campo, que vai estar na Ilha do Retiro, nos apoiando, fazendo um caldeirão e enchendo o estádio", expressou Cariús.
INTERNACIONAL
A tendência é que o técnico Roger Machado poupe jogadores para o duelo diante do Sport, priorizando os atletas que estiverem em melhores condições físicas no momento. O calendário apertado do Internacional tem exigido atenção redobrada da comissão técnica. O comandante aponta que será necessário rodar o elenco, especialmente no setor de meio-campo, onde o desgaste físico tem sido mais evidente.
Além do acúmulo de partidas, o Colorado também tem pela frente um compromisso decisivo na próxima quarta-feira (28), pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, contra o Bahia, no Beira-Rio. A equipe gaúcha vem de classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, na última quinta-feira (22), ao bater o Maracanã-CE. Isso faz com que a possibilidade de preservar titulares ganhe ainda mais força para o duelo na Ilha do Retiro.
O jogo deste domingo também carrega um peso importante para o Inter no Brasileirão. Os Colorados chegam de três partidas sem vencer, flertando perigosamente com a zona de rebaixamento. Uma vitória sobre um frágil Sport pode ser a reação necessária na Série A e um alívio na pressão sobre o clube gaúcho.
FICHA DA PARTIDA
SPORT: Caíque França; Lucas Cunha (João Silva), Antônio Carlos e Chico; Hereda, Zé Lucas, Rivera (Sérgio Oliveira), Lucas Lima e Igor Cariús; Barletta e Pablo. Técnico: António Oliveira.
INTERNACIONAL: Anthoni; Brian Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei; Fernando, Thiago Maia (Gustavo Prado), Bruno Henrique (Bruno Tabata) e Alan Patrick (Óscar Romero); Wesley e Ricardo Mathias. Técnico: Roger Machado.
Local: Ilha do Retiro, no Recife
Horário: 16h
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Douglas Pagung (ES)
4º Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Transmissão: Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)