Com festa da torcida, Brasil vence Peru e conquista Campeonato Sul-Americano
Seleção Brasileira fez 3 sets a 0 nas peruanas, repetindo o mesmo placar das vitórias contra Chile e Argentina, conquistando o torneio com uma rodada de antecedência
Thaísa foi um dos destaques na vitória contra o Peru (Foto: Sandy James/DP Foto)
Embalado pela torcida, que compareceu mais uma vez em peso ao ginásio do Geraldão, no Recife (PE), para a terceira partida da Seleção Feminina de Vôlei, o Brasil venceu o Peru e sagrou-se, com uma rodada de antecedência, campeão do Campeonato Sul-Americano. Sem dificuldades, a equipe de José Roberto Guimarães conquistou a vitória diante da equipe peruana por 3 sets a 0 nesta terça-feira (22), com parciais de 25/14, 25/18 e 25/9. A Seleção Brasileira, que repetiu o placar diante do Chile e da Argentina, mantém hegemonia com 23 títulos no torneio. A última vez que a seleção não foi campeã foi em 1993, quando acabou derrotada pelo Peru.
Com direito a "ola", gritos da torcida e muito carinho das jogadoras, o confronto demonstrou a maturidade da seleção, que busca no final do ano o principal objetivo que é se garantir nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. "A gente estava precisando ganhar essa cara de time e fomos melhorando jogo a jogo, graças a energia dessa torcida", disse a meio de rede Thaísa.
Agora, o Brasil retorna à quadra já nesta quarta-feira (22), para disputar contra a equipe da Colômbia, às 20h30. A partida será marcada pela cerimônia do título e encerramento do campeonato, marcado pelo grande apoio e calor humano da torcida. Já o Peru, por sua vez, busca um desempenho melhor contra o Chile, mais cedo, às 18h. Lembrando que, a partir de sábado (26), terá início o Sul-Americano masculino, também no Geraldão.
O primeiro set foi de grande tranquilidade para as brasileiras, que abriram em 1 a 0. Logo no começo da partida, a Seleção Brasileira demonstrou sua superioridade técnica. Sem dar chances as adversárias peruanas, com destaque para a bicampeã olímpica Thaísa com seis pontos. Assim, a parcial terminou em 25 a 14.
Por outro lado, o segundo set teve início acirrado - com mudanças de liderança na pontuação. Posteriormente, com orientações de José Roberto Guimarães a Seleção Brasileira conseguiu se impor no set e venceu por 24 a 18. No terceiro set, deu Brasil 25 a 9.