Depois do título no feminino, agora é a vez do masculino no Geraldão pelo Sul-Americano (Foto: Sandy James/DP FOTO)
A caminhada do Brasil para a conquista do 34º título do Sul-Americano já está sendo traçada. Principal campeão do torneio, a Seleção Brasileira defende uma longa hegemonia na competição que dura desde 1967. Depois da euforia do feminino, chegou a hora de matar a saudade do masculino, a última vez que Recife recebeu uma competição dos brasileiros foi em 2002, pela fase final da extinta Liga Mundial. A equipe verde e amarela estreia no certame neste sábado (26), contra o Peru, às 20h30, no ginásio de Esportes Geraldo Magalhães - Geraldão.
Vale destacar que essa é a primeira vez que o torneio será disputado em Pernambuco. Porém, a segunda na região Nordeste, em 2015, o estado de Alagoas recebeu a competição apenas na categoria masculina. O Brasil é o atual campeão do Sul-Americano e defende na capital pernambucana uma hegemonia. De 34 edições, a Seleção Brasileira venceu 33 vezes, a equipe perdeu o título apenas em 1964, quando a conquista foi da Argentina.
O Sul-Americano é o último desafio antes do Pré-Olímpico no Rio de Janeiro, que será entre setembro e outubro. A equipe de Renan Dal Zott promete reacender a chama da rivalidade contra a Argentina. Na última Olimpíada, a Seleção Brasileira pela primeira vez desde Sydney-2000 não subiu ao pódio. Sendo derrotado pelos hermanos, no tie-break, em Tóquio-2021 e amargando apenas o quarto lugar.
Depois da eliminação nas quartas de finais da Liga das Nações, a seleção brasileira chega ao Recife para receber o carinho do torcedor para voltar aos dias de glórias do passado. Nada melhor que o clima pernambucano que recebeu de braços abertos a seleção feminina e promete fazer novamente uma grande festa nos jogos do masculino. As entradas variam entre R$ 40 e R$ 200 a depender do dia dos jogos e podem ser adquiridas no site da Bilheteria Digital.
O Sul-Americano é disputado no formato de pontos corridos. Uma vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 garante três pontos ao vencedor. Já na vitória por 3 sets a 2, o vencedor conquista dois pontos, enquanto a seleção derrotada leva um ponto. Ao final do campeonato, a equipe que somar mais pontos será a campeã da competição.
O técnico Renan Dal Zotto manteve o elenco principal que disputou a última Liga das Nações, parando apenas nas quartas de final contra a Polônia, que se tornaria campeã. Para o Sul-Americano, o comandante tem 14 jogadores inscritos no torneio. O oposto Darllan foi cortado do campeonato, mas segue com acompanhando a delegação no Recife.
Confira a lista dos jogadores convocados para o Sul-Americano:
Levantadores: Bruninho e Cachopa
Opostas: Allan e Felipe Roque
Ponteiras: Lucarelli, Leal, Honorato e Adriano
Centrais: Lucão, Flávio, Otávio e Judson
Líberos: Thales e Maique
É a vez eles: vem aí o Campeonato Sul-Americano masculino! %uD83E%uDD73%uD83D%uDC9A%uD83D%uDC9B
Confere a programação de jogos da seleção brasileira. O primeiro desafio é neste sábado, contra o Peru, às 20h30, no Ginásio Geraldão, em Recife. %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7%uD83D%uDD25%uD83C%uDDF5%uD83C%uDDEA