Torcida brasileira vive a expectativa de Sul-Americano de Vôlei no Geraldão (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
O Campeonato Sul-Americano de Vôlei femino está se aproximando. Marcada para começar no próximo sábado (19), a competição movimenta pela primeira vez na história a capital pernambucana. E o torcedor que deseja acompanhar de perto a Seleção Brasileira Feminina terá que correr para garantir os poucos ingressos que ainda estão disponíveis para as partidas que serão realizadas no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães - Geraldão.
A competição inicia no sábado (19), com o duelo entre Argentina x Peru. O Brasil estreia na segunda partida da noite, contra o Chile, às 20h30, e depois encara o clássico diante da Argentina. Para o primeiro e segundo dia estão disponíveis apenas ingressos de camarote, enquanto as arquivancadas inferior e superior já estão com a carga totalmente vendida. Antes, na quinta-feira (17) e sexta-feira (18) estão previstos treinamentos para encerrar a preparação das atuais campeãs do torneio.
Os ingressos para a segunda-feira (21) estão sendo comercializados normalmente. Após folgar no dia 21, o Brasil volta à quadra na terça-feira (22), a seleção da casa enfrenta o Peru, às 20h30, restando apenas camarotes. No dia seguinte, o duelo contra a Colômbia acontece às 20h30, e ainda tem bilhetes para arquibancada superior e camarotes.
Durante a coletiva de apresentação, o prefeito do Recife, João Campos anunciou que a Prefeitura vai distribuir cerca de 5 mil entradas sociais ao longo do torneio para os alunos da rede pública municipal, sendo metade para os jogos das seleções femininas, e a outra metade para as partidas das seleções masculinas. Ainda de acordo com o prefeito, os bilhetes também deverão ser distribuídos entre as crianças que participam de projetos sociais promovidos pela prefeitura, em especial os que tenham ligação com o vôlei.
A seleção brasileira soma 22 ouros e 11 pratas na categoria feminina. É considerada a principal favorita para o título da competição. O Sul-Americano é disputado no formato de pontos corridos. Uma vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 garante três pontos ao vencedor. Já na vitória por 3 sets a 2, o vencedor conquista dois pontos, enquanto a seleção derrotada leva um ponto. Ao final do campeonato, a equipe que somar mais pontos será a campeã do torneio.