Esportes DP

FINAL DA SUPERLIGA

Paulo x Nicola: conheça um pouco dos treinadores dos times da final da Superliga feminina

O treinador do Praia Clube é cidadão honorário de Recife e bicampeão olímpico, enquanto o do Minas é italiano e comanda o México

postado em 17/04/2024 19:40

<i>(Foto: Eliezer Esportes - Hedgard Moraes/MTC)</i>

Praia Clube e Gerdau Minas irão decidir, mais uma vez, a Superliga Feminina, no próximo domingo (21), no Geraldão, em Recife. Além do confronto ser cheio de rivalidade e de voleibol de alta qualidade, mais um fator coopera para que as equipes tenham tanto êxito, além de suas jogadoras: os técnicos. Paulo Coco, pelo Praia Clube, e Nicola Negro, pelo Gerdau Minas, vêm provando ao longo dos anos que sabem extrair o melhor de suas atletas, e prometem encerrar a temporada com mais uma final épica.

Paulo Coco jogando em casa

O técnico do Praia Clube terá o prazer de decidir, pela primeira vez, o título da Superliga pertinho de sua terra natal. Pernambucano, o olindense Paulo Coco vem a cada ano se consolidando ainda mais no voleibol nacional, comandando o mesmo time a sete temporadas e chegando à quinta final com o Praia.

Paulo Coco recebeu, em 2023, o título de cidadão honorário de Recife, cidade onde construiu parte significativa da carreira e que, um ano depois, o receberá para saber se será mais uma vez campeão nacional. O treinador também é auxiliar de José Roberto Guimarães na seleção brasileira feminina de vôlei e é bicampeão olímpico.

Nicola Negro e sua dupla função

O técnico do Gerdau Minas também está há muito tempo comandando sua equipe. A temporada 2023/2024 é a quinta à frente do clube, acumulando títulos nacionais e internacionais. Entretanto, o treinador vive uma dupla função: a de treinador de seleção.

Nicola Negro também é o técnico da seleção de vôlei feminina do México, e desde janeiro de 2023 vem conciliando o clube e o país. O italiano comandou a equipe nos jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, ano passado, e conseguiu conquistar o bronze.
 
Mais uma vez, Nicola e Paulo estarão frente a frente, medindo forças. Mas, de forma inédita, no nordeste do país. Mais especificamente, na capital pernambucana. Independentemente de quem sair campeão, o voleibol feminino é quem ganha, com a dedicação e o bom trabalho que os treinadores têm mostrado e feito até aqui.